Com a aproximação da primavera, que começa no dia 23 de setembro, as temperaturas começam a ficar mais altas e a ocorrência de chuvas no sertão passa a ser menor.
Diante desses fatores climáticos, passa a ser comum o risco do aumento de incêndios no sertão, ocasionados pelas altas temperaturas e a baixa umidade do ar. Por isso, autoridades e especialistas alertam para a necessidade de redobrar os cuidados.
“A gente sabe que, no sertão paraibano, quando inicia o segundo semestre, já ocorre um aumento considerável da temperatura até o fim do ano, fazendo com que o número de incêndios em vegetações e terrenos baldios, aumente substancialmente”, reforçou a tenente Joana, do 4º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, em entrevista ao Blog do Jordan Bezerra.
A tenente ainda alerta para os problemas de saúde que podem ser desencadeados a partir dos incêndios.
“A inalação da fumaça e fuligem pode causar alergia na pele, irritação na garganta e o agravamento de problemas respiratórios”, alertou quanto a necessidade de tomar precauções para não sofrer os impactos mais graves dos incêndios desse período.
De acordo com a tenente Joana, pequenas ações podem fazer a diferença no bem-estar de todos e evitar acidentes. Algumas orientações são:
– Não queimar lixo, pois uma leve desatenção pode ocasionar no alastramento do fogo;
– Não jogar bitucas de cigarros e materiais inflamáveis em vegetações ou rodovias;
– Caso esteja em uma zona rural, mantenha sempre o seu terreno limpo, com aceiros ao redor da casa, do curral e da plantação.
Ela ainda lembra que provocar incêndios florestais é crime, que pode levar a prisão ou multa. Quem presenciar uma queima descontrolada pode acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário