segunda-feira , 28 abril 2025
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Retrocesso: Trecho de João Pessoa a Patos da BR-230 poderá ser privatizada diz ministro de Lula

 

Em um anúncio feito nesta terça-feira (5) durante uma reunião com a bancada federal paraibana em Brasília, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou a possibilidade de concessão de toda a extensão das BR-101 e do trecho da BR-230 entre João Pessoa e Patos, no Sertão paraibano, à iniciativa privada.

 

De acordo com o ministro, o investimento esperado das empresas interessadas na gestão da BR-101 no estado é considerado acessível, o que resultaria em uma tarifa de pedágio que ele descreveu como “econômica”.

 

Entretanto, no trecho entre João Pessoa e Patos, a futura tarifa de pedágio poderá ser mais elevada, devido à necessidade de um investimento maior na rodovia.

 

O governo está realizando estudos para avaliar a concessão da BR-101 em todo o Nordeste, e na Paraíba, essa concessão abrangeria toda a extensão, desde a divisa com o Rio Grande do Norte até Pernambuco. Nesse trecho, a tarifa seria mantida acessível, principalmente para fins de manutenção. Na BR-230, o investimento necessário seria considerável, refletindo em uma tarifa de pedágio um pouco mais alta no futuro, segundo afirmado pelo Ministro dos Transportes.

 

“O governo vem estudando a concessão da BR-101 em todo o Nordeste e na Paraíba seria a concessão de toda a extensão, da divisa com o Rio Grande do Norte até Pernambuco. A tarifa nesse trecho seria barata, já que será mais para manutenção. Já na BR-230 será um investimento considerável e será um pouco maior [futura tarifa de pedágio]”, afirmou o ministro.

 

A concessão das rodovias federais que atravessam a Paraíba está em discussão pelo Governo Federal desde 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro iniciou estudos para a privatização das BRs 101 e 230.

 

Em agosto, durante o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Governo Federal já havia indicado a realização de estudos para a concessão dessas rodovias. Além das BRs 101 e 230, também estão sendo considerados trechos das BRs 116 e 304 que cruzam o estado.

 

O Ministério dos Transportes informou que estão em andamento estudos preliminares para dois lotes de rodovias federais que cortam a Paraíba. O primeiro, conhecido como Nordeste 4, inclui as BR-101/230/PE/PB com uma extensão de 406 quilômetros. O segundo, Nordeste 5, abrange 660 quilômetros e corta as BRs 101/116/304/PB/RN/CE. Os resultados desses estudos determinarão a viabilidade de concessão ou parceria público-privada nessas rodovias.

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações do ClickPB 

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