A Diocese de Patos celebrou neste domingo, dia 3 de setembro, no ginásio da UNIFIP, o encontro com os catequistas, em face do Dia do Catequista, que ocorreu no último domingo de agosto. Mais de 500 catequistas compareceram, vindo de todas as paróquias da região.
O padre Dartagman Noberto, que é o coordenador diocesano da catequese, fez a sua acolhida aos catequistas por volta das 7h30 da manhã, depois fez uma oração inicial, seguida pelo café da manhã e, posteriormente, a informação sobre o novo diretório da catequese, onde o Padre Flávio Mamede, pároco da Paróquia de Santo Antônio, explicou e resumiu o processo, falando da importância do documento e da figura central da catequese, que é Cristo, o primeiro catequista, e, por excelência, aqueles que ele envia como bispo, padre, leigos são unidos pelo batismo da igreja. Falou da importância do testemunho catequista, e destacou que essa deve ser uma missão exclusiva. Para ele, ser catequista é um dom de Deus e é preciso essa preparação. Falou também dos desafios de se fazer catequese em um mundo globalizado, mas ressaltou que a igreja deve sustentar os fiéis, pois aqueles que encontram Cristo permanecem em sua casa, sendo essa uma das principais funções da catequese.Padre Flávio também disse que o catequista NÃO pode esquecer da Palavra de DEUS, a Bíblia nos encontros da catequese.
Alguns brindes também foram sorteados durante o evento para os catequistas e, após a fala do Padre Flávio, o Padre Alexandre, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, assumiu o discurso e falou da importância da sintonia entre a parte intelectual e o coração dos cristãos. O padre destacou: “A mente mente”, ou seja, muitas vezes o indivíduo é enganado, mas o encontro com Cristo transforma o seu coração, e conhecendo a Cristo, pode-se levar Cristo aos outros, junto à unidade da igreja.
Após a fala do Padre Alexandre, quem celebrou a Santa Missa foi o Bispo da Diocese, Dom Eraldo Bispo da Silva, alguns padres cocelebraram, como o Padre Elias, Padre Evandro, Padre Alexandre, Padre Dartagman, Padre Flávio, e Padre Pedro.
Durante sua Homilia, Dom Eraldo destacou a importância da figura de Cristo na Catequese. Saber que o cristão, assim como afirmado no Evangelho do dia, Mateus 16: 21-87, deve-se pegar a sua cruz e seguir. O apóstolo Pedro não queria que Cristo sofresse, ainda com sua fé imatura, mas Jesus ressalta que é preciso que o homem sofra, para poder ressuscitar e viver. O catequista deve ter a sua fé madura para não desistir, deve-se superar as críticas, os contratempos e a fé firme em Deus faz permanecer na missão. Dom Eraldo lembrou da importância de convocar novos catequistas. Segundo o sacerdote, ele pediu ao Padre Dartagman para realizar o encontro para mostrar a importância do catequista para a Diocese. Dom Eraldo afirmou que é preciso se revestir da graça de Deus, buscar cada vez mais Jesus e não desistir da missão da igreja, que é uma unidade, sendo o bispo o ponto de encontro central, para que a corrente não se quebre. Por fim, Dom Eraldo destacou a importância do uso das redes sociais para o bem, para elevar a igreja e divulgar a missão de evangelização.
Padre Dartagman finalizou agradecendo a todos que colaboraram para a execução do evento e todos os presentes. Ao fim, foi rezada a oração de Padre Anchieta, o padroeiro dos catequistas. Agradeceu a todos e afirmou que a Diocese está trabalhando, junto ao Bispo, em prol do retorno da escola catequética da Diocese.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário