No dia Nacional de Tereza de Benguela e das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas, o Blog do Jordan Bezerra conversou, nesta terça-feira, dia 25, com uma ativista e especialista nos movimentos negros e nas causas da resistência e ativismo das mulheres que lutaram contra a opressão, exploração e racismo.
No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi um líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.
“Este é um dia muito importante para a comunidade negra, porque é o dia em que celebramos Tereza de Benguela e as Mulheres Negras, Latino-americanas e Caribenhas. Tereza é uma heroína para nossa comunidade negra, para o povo brasileiro, porque ela foi uma líder quilombola, era chamada Rainha Tereza. Não se sabe o local de nascimento, mas pode ter sido em algum país do continente africano ou mesmo no Brasil, e parte de sua vida não foi contada na história, assim como a de muitas mulheres e homens do Brasil, que foram invisibilizados. Então hoje celebramos o legado de tereza de Benguela e das mulheres e homens negros que vieram antes de nós para que possamos continuar com o trabalho de enfrentamento ao racismo”, comentou a professora.
Sobre esse tema o Blog do Jordan Bezerra conversou com a professora universitária Rénalide de Carvalho, professora do Instituto Federal do Piauí, e que compõe o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas
Conheça um pouco mais sobre a professora e sobre a história em questão no áudio abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Cultura
Deixe um comentário