O Blog do Jordan Bezerra esteve no Guedes Shopping, na manhã deste sábado, dia 10 de junho, para fazer a cobertura e prestigiar o evento de exibição da produção “São João de Patos – Um filme que nos representa”. Uma produção original do Grupo Result Comunicação, que documenta a história junina local.
Na oportunidade, o Blog do Jordan Bezerra conversou com o diretor-geral da Result Comunicação, Igor Rodrigues, que falou da trajetória e dificuldades da produção desse documentário, ao passo que descrevia a satisfação de poder apresentar a produção para o público local.
“Eu não sei se ria ou chorava depois de uma realização como essa. A gente tem sempre as incertezas. Será que vai dar certo? Será que vamos ser prestigiados? Mas independente do resultado e do abraço das pessoas, nós sabíamos do potencial que nós tratamos. Nós queríamos transmitir esse sentimento de um São João, que é muito além do Terreiro do Forró. […] Eu espero que as pessoas gostem. Nós lançamos agora no CineGuedes, mas, provavelmente na sexta-feira nós vamos gerar uma expectativa para colocar no YouTube e para que o mundo inteiro possa conhecer esse São João”, declarou o diretor.
Acerca dos desafios para produção do documentário, Igor Rodrigues destacou os obstáculos que enfrentou, mas também a satisfação em poder apresentar o seu trabalho ao público.
“Todo o contexto foi muito difícil. Logística, estrutura, equipamentos, equipe, nós tivemos que usar de recursos próprios e não foi nada barato um filme dessa magnitude. […] Para a gente conseguir tudo isso, não foi fácil. Conseguir espaço, conseguir acesso. […] Mas é aquela história, o esforço é grande mas valeu a pena”, disse o diretor Igor.
Por fim, questionado acerca da sensação de poder apresentar a produção à população local, Igor Rodrigues não escondeu a sua satisfação e orgulho.
“Dinheiro nenhum no mundo paga isso. Eu acho que ver todo mundo assistir até o final um filme de uma hora e vinte e nos abraçar, é uma sensação de dever cumprido. Nessa hora, as incertezas acabam e é aquela sensação de que valeu a pena”, declarou o diretor.
Estiveram prestigiando o evento figuras locais importantes, como o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o vice-prefeito, secretários, lideranças, forrozeiros, artistas locais, além da imprensa patoense. A população também esteve presente, boa parte participou, inclusive, do documentário, dando seu depoimento acerca do São João e seus aspectos na cidade de Patos.
Faltou :
Uma observação feita por quem assistiu ao documentário, a grande falta foi a participação importante da figura que fez o São João de Patos um evento tão grande, o então gestor Dinaldo Wanderley, ainda no seu primeiro governo, em 1997. O prefeito realizou o São João na Epitácio Pessoa, nas proximidades do atual posto Viola, vizinho onde ficara o palco. Dinaldo começou a atrair o turismo para Patos e o São João da cidade passou a ser uma festa grande e regional, o evento trouxe o turismo a Morada do Sol. Após isso, Nabor Wanderley profissionalizou ainda mais a festa no município e tornou o São João de Patos um evento a nível nacional, transferindo a festa para o Terreiro do Forró. Tal fato histórico foi esquecido pela produção do documentário, mas o povo de Patos não esquece o grande feito de Dinaldo pelo São João de Patos, pois por justiça era preciso ser registrado.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário