Passeando pela internet, nos deparamos com diversos comentários acerca da realização do São João do Nordeste. Um comentário bastante pertinente foi feito pela usuária Gilmara Maciel, de Sumé-PB, que fez uma abordagem acerca do tema que cabe também à imprensa, sobretudo nordestina, com relação às atrações do São João local.
Sabemos que Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Bruno e Marrone, são atrações de peso na região, e onde estiverem, a certeza é de que o local irá lotar. Todavia, o São João, propriamente dito, o mês junino como um todo, deveria dispor de atrações de estilo forró de pé de serra, o forró autêntico de Flávio José, Santana, Alcimar Monteiro, expressões que levem os versos e músicas do Rei do Baião, Dominguinhos, para citar alguns, que, de fato, deixaram a sua marca no forró nacional.
Os apoiadores dessas bandas que não tocam o forró autêntico defendem que as suas apresentações incentivam o turismo. Isso é fato. Contudo, deveria-se mesclar as atrações, de modo que a grande maioria fosse representada pela prata da casa, o forró original. O Nordeste dispõe de diversos talentos musicais, todavia, há a falta de oportunidade e cache digno de apresentação, outro quesito em que há uma disparidade significativa entre ambas as atrações citadas.
A usuária Gilmara Maciel faz em seu comentário um comparativo bastante pertinente. Quem vai assistir ao desfile de Carnaval no Rio de Janeiro ou em São Paulo busca ouvir e ver o samba. Já quem vai ao Festival de Barreto vai assistir aos peões e shows sertanejos. No Rio Grande do Sul, os turistas buscam conhecer a cultura gaúcha e suas tradições. Surge então um questionamento, por qual motivo o São João nordestino representa cultura e bandas de outras regiões, deixando bandas de forró autêntico de fora desse época tão importante para a região. Em poucos anos, o São João do sertanejo terá de tudo um pouco, menos forró.
Alguns poucos municípios da Paraíba, por exemplo, ainda incentivam e apoiam o São João estilo pé de serra, mesclando com outros estilos musicais, porém priorizando o forró local, a exemplo do município de Santa Terezinha. Um outro exemplo na Paraíba é o São João de Bananeiras, que mesclou muito bem os artistas do evento, contanto com apresentações de Flávio José, Santana, Dorgival Dantas, dentre outros diversos artistas representativos do forró autêntico. A cidade contará com shows sertanejos também, mas priorizando o estilo típico.
Que fique claro que o objetivo desse artigo não é desmerecer o estilo musical sertanejo. O fato é que, nesse período, os prefeitos e gestores devem conceder mais oportunidade nesse período junino à cultura nordestina do forró, visto que o ano inteiro os sertanejos tocam, e muito bem inclusive, porém o mês de junho é de valorização à cultura do forró.
Por Jordan Bezerra
Deixe um comentário