segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais 40 anos da páscoa do 1º bispo de Diocese de Patos, Dom Expedito; conheça sua história
Gerais

40 anos da páscoa do 1º bispo de Diocese de Patos, Dom Expedito; conheça sua história

Muitos que pertencem à Diocese de Patos, no Sertão da Paraíba, lembraram do primeiro Bispo que fez história na cidade, Dom Expedito Eduardo de Oliveira,  que nasceu em Pacatuba-RJ, em 1910. Há 40 anos o Bispo celebrou sua páscoa.

Filho do magistrado Alfredo Augusto de Oliveira e de Elvira Espíndola de Oliveira, foi batizado na igreja de Nossa Senhora da Conceição de Pacatuba. Ingressou no Seminário de Fortaleza em fevereiro de 1924. Recebeu o presbiterato do arcebispo D. Manuel, em 30 de novembro de 1933. Em 10 de junho de 1934, assumiu o paroquiato da recém-criada freguesia de São Gerardo, em Fortaleza. Durante seu paroquiato, ocorreu a fundação do Teatro São Gerardo, o qual foi de sua iniciativa.


 Tarde de 09 de  maio de  1983. Funerais de D. Expedito Eduardo de Oliveira, falecido no domingo, 08 de maio. Condução do féretro, da catedral para a frente desta, onde se deu a missa.  Padres identificados que levam o caixão: pe. Manuel Bezerra e frei Alberto Carneiro Leão OC, Gervásio, pe. Constante, salvatoriano.

 

Em 1 de junho de 1942, foi removido para a paróquia de Nossa Senhora do Carmo, onde permaneceu até 10 de setembro de 1948, quando foi nomeado pró-vigário-geral da Arquidiocese de Fortaleza. Em 9 de junho de 1949, recebeu o título honorífico de Camareiro Secreto Supranumerário de Sua Santidade, o Papa Pio XII, com honras de monsenhor. Em 14 de fevereiro de 1951, foi nomeado cura da Sé de Fortaleza e, em 6 de outubro de 1953, bispo-titular de Barca e auxiliar de D. Lustosa.

 

Sua sagração ocorreu em 15 de dezembro de 1953, na Catedral de Fortaleza, ainda em construção, sendo sagrantes o próprio D. Lustosa, D. Eliseu Simões Mendes, bispo de Mossoró, e D. José Terceiro de Sousa, bispo de Caetité. Em 25 de fevereiro de 1959, foi nomeado pelo papa João XXIII para a recém-criada Diocese de Patos, na Paraíba, da qual tomou posse em 11 de julho seguinte. Ali esteve durante vinte e quatro anos. Criou doze paróquias; fundou o Seminário Diocesano; efetivou casas e comunidades religiosas para cuidar da catequese e educação dos mais. 

Seu lema episcopal foi “sub tuúm praesídium”, ou seja, abaixo de tua proteção” e nesta oração faz referência à proteção da nossa Santa Mãe. Quem teve a oportunidade de conhecer Dom Expedito comprova o ser humano extraordinário que era o sacerdote, sempre incentivando muitos seminaristas e conduzindo o povo de Deus com maestria. Dom Expedito deixara um legado importantíssimo para a Diocese de Patos, como o primeiro Bispo da Morada do Sol, capital do Sertão. Em mais de 30 anos, Dom Expedito fez um enorme processo de evangelização para o seu sucessor, que foi Dom Gerardo de Andrade Pontes.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...