O jornalista Jordan Bezerra está curtindo férias no leste de Minas Gerais, conhecendo algumas cidades da região. Após conhecer a capital do café, Manhuaçu, o jornalista conheceu também a cidade de Alto Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, com quase 3 mil metros, e nesta quarta-feira, dia 19 de abril, conheceu a histórica e belíssima cidade de Ouro Preto, bastante conhecida e que respira cultura.
Quem acompanhou a visita foi o guia turístico Arimatéia, que estava na comitiva, o vereador Francisco Bezerra, o empresário Naldinho Oliveira e sua esposa Maria de Lourdes. O grupo peregrinou junto por várias igrejas com arquiteturas do estilo Barroco, prédios que receberam caravanas de Dom João VI, Casa da Baronesa, pelo Museu da Inconfidência Mineira, pela Praça Tiradentes, presenciando também várias histórias do famoso Aleijadinho, Mestre Ataíde, entre outras figuras importantes.
O guia turístico dava detalhes de cada localidade e do surgimento do nome da cidade de Ouro Preto, que deriva de uma pedra de ouro misturado com minérios da cor preta. O minério, após lapidado, revelava o ouro em seu interior, fato esse que originou o nome do município. A comitiva conheceu de perto a pedra de tolo também, minério famoso popularmente por sua aparência com o ouro. Diversos ditados populares também originaram-se na região, o que comprova sua imensa variedade cultural, como a expressão “sem eira, nem beira”, “santo do pau oco”, “conto do vigário”, “pescoço na forca” e muitas outras.
Entre as igrejas visitadas destaca-se a Igreja de Pilar, uma das mais antigas do Brasil. A igreja foi construída no século XVIII e apresenta em seu interior mais de 430 quilogramas de ouro e uma arquitetura espetacular. Os turistas que visitam a cidade de Ouro Preto ficam maravilhados com a sua história, que é transpassada por importantes eventos nacionais, como a Inconfidência Mineira, que nasceu na cidade, a figura de Tiradentes e dos escravizados que trabalhavam nas minas locais.
A cidade de Ouro Preto foi fundada no dia 8 de julho do ano de 1711 e apresenta um total de quase 80 mil habitantes. Uma cidade colonial, localizada na Serra do Espinhaço. O grupo de turistas visitou também a Igreja de São Francisco de Assis, onde ficam as principais obras do pintor e escultor famoso no mundo inteiro Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho. A Igreja Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, como dito anteriormente, foi também visitada e admirada pela comitiva. A igreja teve sua construção iniciada em 1696 e contém uma quantidade de ouro que supera os 400 quilogramas. O grupo visitou ainda a Igreja Matriz de Santa Efigênia que teve suas obras de fundação iniciadas no ano de 1733 e foi terminada em 1785. Segundo histórias culturais, a obra foi construída pelo escravizado alforriado chamado Chico Rei.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário