O padre Fabrício Dias Timóteo, que é pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Taperoá, no Cariri paraibano, foi entrevistado no podcast do jornalista Adelton Dias, Mangaba Cast, nessa quinta-feira, dia 13. Durante quase 2h houve um bate papo interessante sobre vários temas relacionados à vida e obra do sacerdote.
Inicialmente, padre Fabrício falou de sua origem. Seus pais são de Bonito de Santa Fé, na região de Cajazeiras, mas ele nasceu em Patos. Falou sobre algo curioso, que seu despertar na fé foi aos 15 anos de idade, na Igreja Santo Antônio, onde havia missa para os jovens, com os quais ele não tinha muita interação, mas foi aí que em uma pregação de Padre Elias Ramalho, veio o despertar.
Depois deste momento, ele começou a ler mais a bíblia, estudando e foi para a faculdade. Mas no quarto período trancou a faculdade e foi para o Seminário menor em Patos, onde estudou para ser padre, e hoje tem quase 15 anos de missão.
Comentou sobre as dificuldades de hoje, questões familiares, pessoais, psicológicas e carências do ser social. São pontos e temas mais recorrenter nas pessoas que o procuram para conversar.
Ele falou também do grande diferencial do Papa Francisco, o cheiro do povo. Ele falou do encontro pessoal que teve com o Papa, em 2013, na Jordana Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Muitos se concentraram na outra saída, e ele ficou, quando saiu encontrou o Papa. Ele conversou, falou sobre sua missão e disse que o padre Fabrício se santificasse cada vez mais. Ele disse que sentiu uma energia extraordinária.
Questionado se o sacramento da confissão estava arcáico, padre Fabrício disse que não, e deu testemunho que, em dois dias, três padres começaram de manhã e terminaram 1h da manhã. Ele disse que o povo está procurando, e que é bíblico. Ele disse que contar ao padre é melhor que estar contando a um e a outro.
Perguntado sobre o segredo do sucesso, padre Fabrício disse que as pessoas atribuem ao seu jeito carismático, alegre e acolhedor de tratar com todos nas missas. Ele também destacou à metodologia, forma como proceder na missa. A alegria do Evangelho faz isso. Pessoa ativa e confiante, que transmite a fé.
O jornalista perguntou se não era complicado ler a bíblia, para quem não tem muito saber e, até mesmo aqueles que têm tem facilidade, reconhecem essa dificuldade em ler a Palavra. Padre Fabrício disse que de fato é complexo sim. O jornalista perguntou se os evangélicos liam mais a bíblia, perguntou s eé verdade, e padre Fabrício disse que é verdade, mas ressaltou para ter cuidado de não ficar numa leitura fundamentalista. Quando Jesus diz no Sermão do Monte, se o seu olho te leva a percar, arranque-o e lance-o fora, pois é melhor entrar no céu com um olho do que no infenro com os dois. Naturalmente que Jesus não disse isso ao pé da letra, mas tem que ter uma leitura contextualidade, para que não vire pretexto.
Questionado se as igrejas têm perdido fiéis, padre Fabrício disse que a igreja Católica como a Evangélica estão amadurecendo, se qualificando, pode até haver perda numérica, mas a qualdiade dos fiéis é outra.
Reveja a entrevista na íntegra abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Entrevista
Deixe um comentário