Falta de água em Patos-PB: causas e consequências
A cidade de Patos, vem enfrentando um grave problema de abastecimento de água há vários dias. Segundo os moradores, a água chega fraca ou nem chega nas torneiras, prejudicando as atividades domésticas, a higiene pessoal e a saúde da população.
Mas quais são as causas dessa falta de água? E quais são as consequências para os habitantes de Patos?
De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), uma das principais causas é a falta ou oscilação na energia elétrica que afeta o sistema de captação e distribuição de água na região. A Cagepa informa que tem realizado manutenções corretivas e preventivas para garantir o fornecimento regular de água, mas que depende também do restabelecimento da energia por parte da concessionária responsável.
Outra causa apontada pela Cagepa é o rompimento da adutora que leva água da Barragem Coremas Sabugi para Patos e outras cidades vizinhas. Esse rompimento pode ser provocado por fatores naturais, como chuvas intensas ou deslizamentos de terra, ou por fatores humanos, como vandalismo ou acidentes com máquinas agrícolas. A Cagepa diz que tem trabalhado para consertar os vazamentos o mais rápido possível e restabelecer o abastecimento.
Além disso, alguns moradores relatam que a água que chega nas torneiras tem uma coloração escura e um odor desagradável, o que torna impróprio o seu consumo. A Cagepa explica que isso ocorre devido ao desprendimento e carreação de partículas aderidas aos tubos quando o abastecimento é retomado após uma interrupção. A empresa recomenda que os usuários deixem a água correr até ficar límpida antes de utilizá-la.
As consequências dessa falta de água são diversas e afetam diretamente a qualidade de vida dos patoenses. Sem água suficiente para tomar banho, lavar roupa, cozinhar e beber, muitos moradores recorrem à compra de galões ou caminhões-pipa para suprir suas necessidades básicas. Isso gera um custo extra para as famílias e aumenta o risco de contaminação por doenças transmitidas pela água.
Outro motivo que teve interrupção do fornecimento no começo desta semana, foi a substituição preventiva do barrilete antigo na Estação de Tratamento no Jatobá em que o sistema apresentava problemas de corrosão.
A companhia emitiu nota informando a população. Veja nota e as imagens dos serviços:
COMUNICADO CAGEPA
A Cagepa informa aos moradores de Patos que, está sendo concluído no dia de hoje,(15) a substituição preventiva do barrilete antigo na ETA, que remonta à origem do sistema e apresentava muitos problemas de corrosão, devido a seus mais de 30 anos de uso. Visando garantir a segurança e a qualidade no abastecimento de água da cidade, optou-se pela substituição preventiva deste equipamento.
O novo barrilete, de 600 milímetros e pesando duas toneladas, já está em fase final de instalação. Esta substituição é uma medida importante para garantir a eficiência e a durabilidade do sistema de abastecimento de água.
Informamos, também, que o abastecimento de água será retomado de forma gradativa, das partes baixas para as mais elevadas da cidade. Pedimos a compreensão e a colaboração da população durante esse período de ajustes.
A Cagepa reitera o compromisso em garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água em Patos e região, e coloca-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos.
Atenciosamente,
A equipe Cagepa.



Videos: Cagepa
mnegreiros.com
Deixe um comentário