O policial militar paraibano que ocupa cargo de aspirante a segundo tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, Alessandro Marcello Gurjão Padilha, ganhou visibilidade após a resolução de uma problemática ocorrida no último domingo, dia 22 de janeiro. Durante um de seus plantões rotineiros, Alessandro Marcello atendeu uma ocorrência bastante complicada. Tratava-se de uma mulher de 27 anos que iria tentar suicídio em uma ponte no bairro Alto do Córrego, no município de Paracatu-MG.
O policial conversou na manhã desta terça-feira, dia 24 de janeiro, com a redação do Click PB, e relatou sua experiência na situação. Alessandro contou que sentiu-se apreensivo, porém, agiu racionalmente, lembrando de técnicas de abordagem, como a técnica Rapport, que tinha como princípio a criação de uma conexão com a mulher, através da demonstração de empatia, para, assim, conseguir impedir a tragédia.
De acordo com o policial, uma equipe de policiais militares, dentre os quais ele estava, passava pelo local e se depararam com a cena. A equipe avaliou a situação como suspeita e, por isso, retornou para verificar o fato.
“Percebi ela em pé de frente à ponte e pedi que viatura voltasse. Quando me aproximei, ela sentou na ponte, e mandou não se aproximarem porque ele ia se jogar. Foi quando iniciei um diálogo com ela, conversamos por um tempo. Apliquei uma técnica usada em casos assim chamada Rapport, quando você tenta criar uma ligação de sintonia e empatia com a outra pessoa. Mas não estava obtendo sucesso. Então, aproveitei o momento em que ela se distraiu e agarrei ela pela cintura, momento em que consegui tirar ela do parapeito”, relatou.
A equipe policial bloqueou a área para resguardar a imagem da mulher e garantir a sua segurança. O Corpo de Bombeiros, órgão responsável por lidar com situações semelhantes ao ocorrido, foi acionado para que as devidas medidas fossem adotadas. A mulher foi diretamente encaminhada para o hospital municipal de Paracatu, para receber os cuidados necessários.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do ClickPB
Deixe um comentário