segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política 60% da população carcerária está inserida em projetos do Presídio Romero Nóbrega em Patos, diz diretor Charles Martins; vídeo
Política

60% da população carcerária está inserida em projetos do Presídio Romero Nóbrega em Patos, diz diretor Charles Martins; vídeo

 

O Bate Papo com Jordan Bezerra dessa quarta-feira dia 11 recebeu Charles Martins, diretor do presídio Romero Nóbrega, em Patos. Durante uma hora ele falou sobre sua missão à frente do presídio há quase dois anos, missão, desafios, mas que os resultados já são notórios, resultado de trabalho dele e de sua equipe, além de destacar as parcerias. 

 

Inicialmente, ele falou sobre sua origem, que é natural de patos, mas destacou que tem familiares em Matureia, região metropolitana. Ele disse que já trabalhou em Sousa, é formado em matemática, mas em 2008 fez o concurso, passou e sempre fez capacitações. Passou mais de três anos atuando na Colônia Penal de Sousa, e depois veio para Patos.

 

Falou sobre o projeto de cultivo de hortaliças, destacou a ampliação da área e disse que toda a produção inicialmente é para consumo interno, mas muitas instituições sociais recebem doações de vez em quando. Ele disse que isso é muito importante para a ressocialização e bom para o desenvolvimento pessoal, além dos cursos técnicos e oportunidades de estudos.

 

Cerca de 50 apenados realizaram a prova do ENEM 2022, nesta quarta(11). Destacou a parceria de fabricação de bolas para a empresa patoense Carreiros. Disse que não há problemas, pois há muito respeito nos projetos. Citou as parcerias com as igrejas evangélicas e católicas de Patos. Disse que recentemente Bispo Dom Eraldo celebrou uma Santa Missa dentro do presídio, aos 10 anos de sua ordenação episcopal.

 

Apesar dos avanços, ele disse que há desafios diários no combate à entrada de drogas e produtos ilegais e não permitidos dentro da unidade. Ele destacou o trabalho dedicado dos policiais penais, que orientam a todos para evitar esse tipo de comportamento.

 

Falou sobre a questão de utilização de celulares, que acotnece na maior parte dos presídios do Brasil. Ele disse que se a população souber que há algum detento usando celular deve denunciar e o aparelho será recuperado, mas destacou que há vistorias constantes na unidade. 

 

Agradeceu a parceria com a imprensa, com a Polícia Militar, Poder Judiciário e várias outras entidades que desenvolvem o trabalho em conjunto, que são bastante importantes para a permanência do trabalho de qualidade. 

 

Disse que atualmente cerca de 60% da população carcerária do presídio está envolvida com algum projeto social ou ligada ao trabalho voluntário, tendo em vista que há um benefício para redução de pena.  Ele disse que os apenados fazem questão de participar para terem resultados. 


Finalizou parabenizando o trabalho sério realizado pelo Blog do Jordan Bezerra. 

 

Reveja a entrevista na íntegra abaixo:

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Política 

 


Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...