O Bispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, fez a leitura da informação oficial do Vaticano sobre a beatificação e, posteriomente, a canonização de Dom Helder Camara, divulgadas nessa terça-feira, dia 15 de novembro. O Vaticano aceitou a documentação sobre a beatificação de Dom Helder Camara.
Segundo o documento, um relator será nomeado para a preparação da chamada Positio, com os feitos de Dom Helder e seu legado, além de sua contribuição para a Igreja Católica. Em seguida, o papa Francisco deverá avaliar a documentação e nomear, definitivamente, Dom Helder Camara venerável.
“Eu recebi de Roma a notícia que me enviaram às pressas, estamos aqui com com esta mensagem. Um marco significativo para a causa da beatificação de Dom Helder”, disse o Bispo Antônio Fernando.
Veja o vídeo a seguir:
Entenda como funciona esse processo:
Um bispo e/ou leigos, ou inclusive um chamado “postulador” (espécie de advogado de defesa), levam posteriormente a proposta à Congregação para as Causas dos Santos – mais conhecida no Vaticano como “fábrica de santos” -, que é encarregada de dar o “nihil obstat” (permissão) para iniciar o verdadeiro processo das “virtudes heroicas”.
Dom Helder Camara, nasceu em Fortaleza, Ceará, aos 7 de fevereiro de 1909, morreu aos 90 anos, em 27 de agosto de 1999, em Recife, onde foi um Bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi Arcebispo de Olinda-Recife no período em que o Brasil vivia a Ditadura Militar.
Blog do Jordan Bezerra | Religião
Deixe um comentário