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Datafolha: 59% avaliam como importante a religião do candidato a presidente para a decisão do voto

 

 

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (15), encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, mostra que a religião do candidato à Presidência da República neste segundo turno é um fator importante para 59% dos eleitores na hora de decidir o voto.

 


Numa escala de 1 a 5 de importância, em que quanto mais alto o número, maior a relevância, 59% deram as notas 4 e 511% deram a nota 3 e 26%, as notas 1 e 2. Outros 5% não opinaram.

 

 

A nota média de importância ficou em 3,6. A religião do candidato ganha maior peso entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno do que entre os eleitores de Lula (PT): a nota média de importância é, respectivamente, 4,2 e 3,3.

 

 

Os dois disputam o segundo turno das eleições presidenciais no próximo dia 30 de outubro.

 

 

O levantamento foi realizado nos dias 13 e 14 de outubro. Foram feitas 2.898 entrevistas em 180 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

 

 

Outros fatores que influenciam 

Quanto a outros fatores que impactam para decidir o voto no segundo turno, o apoio político do candidato a governador escolhido pelo eleitor é o mais influente.

 

 

Para 31%, a sua escolha para presidente sofre muita influência se o candidato tiver o apoio do seu candidato para governador. Para outros 19%, há pouca influência.

 

 

Já para 49% da amostra, o apoio do candidato a governador não influencia o voto para presidente no segundo turno; e 1% não soube responder.

 

 

O instituto mediu também a influência sobre o voto entre os eleitores de cada um dos candidatos. Para eleitores de Lula, são 30% os que dizem que o apoio influencia muito e 20% que influencia um pouco. Para 49%, não importa.

 

 

Entre aqueles que escolheram Bolsonaro, o apoio do candidato a governador influencia muito para 34%. Outros 20% afirmam que há pouca influência e, para 46%, não há importância.

 

 

Também foi avaliado o peso do apoio de um artista da TV que o eleitor goste a um candidato a presidente. Para 74%, isso não influencia no voto. Outros 13% consideram que isso influencia muito e 11%, que influencia um pouco. Não soube responder 1%.

 

 

Os percentuais são parecidos em relação ao apoio de um influenciador da internet que o eleitor goste a um candidato a presidente. 72% disseram que isso não tem influência sobre o seu voto. Outros 14% afirmaram que isso influencia muito e 12%, que influencia um pouco. 2% não souberam responder.

 

 

G1

 

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