A secretária de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, falou sobre os cuidados necessários para prevenir e combater a Varíola dos Macacos. No estados, alguns casos já foram registrados e outros estão ainda em testagem para verificação. Ela destacou que ainda não é momento de pânico, pois segundo ela é uma doença menos grave e de rápida recuperação.
A secretária de saúde enviou na tarde desta segunda (15), ao Blog do Jordan Bezerra a sonora sobre o tema: Varíola dos macacos (Monkeypox).
A secretária comentou sobre como a população deve agir para evitar a contaminação e a disseminação da doença.
“Os cuidados com a Varíola dos Macacos vai desde o momento em que você descobre que alguém que vive perto de você foi contaminado. Lesões de pele, febre, gânglios, o isolamento da pessoa é necessário, primeiro ponto, para evitar o contato, fazer a limpeza, untensílios de uso pessoal precisam ser evitados. Mas destacamos que, a partir da suspeita, exame vai para o laboratório de referência e, a partir do resultado, saberemos se foi positivo ou negativo. Esses cuidados básicos, uso de álcool em gel, água sanitária para higienização do material da casa, ter esse cuidado de desinfecção, e automaticamente deixar os untensílios de uso pessoal separados. Além disso, o uso da máscara, que é um item importante, a transmissão é bem reduzida, mas pode também acontecer através de gotículas”, destacou.
Renata também disse que todo o tratamento deve ser realizado nas UBS’s e, após indicações médicas, o paciente deve ficar em casa, em isolamento, realizando os cuidados orientados pelas equipes de saúde.
“Nesse momento, o que se conhece sobre a doença é que é leve, entre sete e dez dias o paciente já está bem. São acompanhamentos que acontecem nas Unidades Básicas de Saúde, no máximo a UPA para realização da coleta, e o médico passa os cuidados para que se faça o monitoramento em casa. Nao é momento de pánico”, destacou.
Outros detalhes você ouve no áudio abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Saúde
Deixe um comentário