segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Historiador Helder George fala da importância de João Pessoa, no seu aniversário de morte de 92 anos; ouça
Gerais

Historiador Helder George fala da importância de João Pessoa, no seu aniversário de morte de 92 anos; ouça

 

O Blog do Jordan Bezerra entrou em contato nesta terça-feira, dia 26 de julho, com o professor de história Helder George, para que ele discorresse um pouco acerca da história da personagem João Pessoa, que deu nome à capital paraibana. O professor fez um breve histórico sobre a vida de João Pessoa, os cargos que assumiu e da importância desse nome na história do Brasil.

 

“Em comemoração da memória do aniversário da morte de João Pessoa, passo contando um pouco dessa história. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque foi presidente do estado da Paraíba entre 1928 e 1930. Ele era sobrinho de Epitácio Pessoa, presidente da república entre o ano de 1919 e 1922. Observe que a partir daí a família Epitácio Pessoa passou a ter uma forte representação política na Paraíba, associada ao que o historiador José Otávio chamou Epitacismo na Paraíba. Antes de ser presidente da Paraíba, ele foi ministro auditor da Marinha, ministro da junta de justo militar e ministro do Superior Tribunal Militar. Presidente da Paraíba eleito a partir de 1928 foi interrompido no cargo pela sua morte, um assassinato em Recife, na perfumaria Glória, na qual, em julho de 1930, quando ele tomava café da manhã nessa perfumaria, foi assassinado por João Dantas, da região de Teixeira na Paraíba, o qual até hoje se atribui o crime passional, pela disputa de uma mesma mulher.”

Helder George continuou dissertando acerca da influência política e histórica de João Pessoa, uma figura indispensável para a formação da identidade brasileira.

“A partir do momento que ele é eleito, ele nega apoio a Júlio Prestes, candidato de Washington Luís na famosa política do café com leite, e ele faz o manifesto do nego, em 1929. Com isso, ele encabeça a chapa do futuro presidente do Brasil Getúlio Vargas. Júlio Prestes ganha a eleição, mas não consegue assumir com tranquilidade porque Getúlio ardilosamente passa a ideia de que a eleição foi fraudulenta, e desencadeia uma série de problemas econômicos, sociais e políticos no Brasil. Em homenagem a esse episódio (assassinato de João Pessoa), nasceu o nome da capital do estado da Paraíba, que era chamada cidade da Pharaíba. A partir do dia 4 de setembro de 1930, passa a se chamar João Pessoa.”

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...