segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Sessão ordinária: reforma do Mercado Público municipal é pauta para discussões entre vereadores nesta sexta-feira (22); veja
Política

Sessão ordinária: reforma do Mercado Público municipal é pauta para discussões entre vereadores nesta sexta-feira (22); veja

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha retornou aos trabalhos em mais uma sessão ordinária e presencial, que ocorreu nesta sexta-feira, dia 22 de julho, sendo transmitida também pela Rádio Conexão FM, 104.9.A sessão contou com a presença dos 6 vereadores, e os demais justificaram a sua ausência. O presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, José do Egito (PSDB), abriu os trabalhos às 17h00.

 

Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Osvaldo Oliveira (PSDB). Iniciou prestando votos as famílias enlutadas, destacando Daisha, filha de Damião, Cícero, Margarida, Joaquim Marcelino e Inácio da Costa. Criticou a atitude do gestor ao derrubar os pontos de comércio dos vendedores locais, sem acordo algum. Denunciou a falta de medicamentos na cidade. Agradeceu a aprovação do seu requerimento sobre os ônibus escolares, em prol da melhoria dos transportes municipais.

O vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Pontuou que esteve presente com o prefeito na Santana, onde os trabalhadores solicitaram uma reunião, e foi acordado várias obras para a comunidade, como a disponibilização de quadras de areia, instalação de internet nas escolas, disponibilização das máquinas, reforma do encanamento e muitas outras. Convidou todos a participarem da festa da Santana que ocorrerá neste sábado (23). Parabenizou a realização do São João local, que foi muito segura e importante na movimentação do comércio da cidade. Comentou sobre a demolição do antigo Mercado Público, que tem um valor histórico para a cidade, mas que há uma necessidade de readequação para favorecer o comércio local, o que ocorrerá por meio dessa reforma que vem sendo realizada, mas que entende que há um certo receio popular quanto ao tempo de reconstrução do centro comercial, da falta de benefícios, porém acredita que o prefeito não deixará ninguém desamparado.

O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou os agentes de saúde e endemias pela conquista do Piso Salarial aprovado pela Câmara Municipal. Apresentou seu requerimento da construção de um mata-burro na propriedade de Jonas Rodrigues. Agradeceu o atual governador por destinar mais um ônibus escolar para o município. Convidou todos a se fazerem presentes na festa da comunidade Santana. Quanto à situação do Mercado Público, o vereador afirmou que o prefeito irá conversar com cada comerciante, que tem o direito de usufruir de um local para realizar suas contribuições comerciais.

O líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB), se acostou aos votos de pesar apresentados. Criticou a obra de reforma do Mercado Público, que já vem trazendo muitos problemas para o município. Alegou que o gestor não respeita a história do município, demolindo um grande patrimônio histórico local. Afirmou que o prefeito não consultou nenhum dos representantes populares antes de autorizar que a máquina passasse pela rua onde estavam localizadas as casinhas. Determinou que o prefeito deveria acomodar no novo mercado os comerciantes do antigo mercado, para que essa população não seja desfavorecida. Solicitou que o gestor converse com os comerciantes sobre como se dará a organização deles dentro do mercado, pois a demanda é muito grande e o estabelecimento não suportará todo esse grupo, que depende exclusivamente do comércio municipal. Além disso, destacou a questão do processo seletivo realizado na cidade, o qual não teve divulgação alguma, às escondidas, com pouco tempo de inscrição, retirando vagas que deveriam ser destinadas ao povo da cidade através do concurso público realizado. Destacou a problemática da falta de medicamentos no município, e lamentou o descaso da gestão quanto a esse tema. Questionou a não utilização da máquina de ultrassonografia para atender a população como um todo, pois certas pessoas estão ficando desamparadas, sem conseguir realizar os exames. Criticou a desorganização municipal quanto ao controle da Covid-19 e ao atendimento dos doentes. Afirmou que diversos carros novos municipais estão quebrados, e não há mobilização para conserta-los.

O líder provisório do prefeito, Francisco Bezerra (Republicanos), se acostou aos votos de pesar apresentados. Afirmou que a gestão iniciou a reforma do PSF II, e fez a transferência dos serviços disponibilizados no local para a antiga Maternidade municipal. Destacou a aquisição da Pá Carregadeira, através do apoio do deputado Hugo Motta, que irá auxiliar bastante a cidade. Louvou a conquista do ônibus escolar. Lembrou a presença do Dr. Natanael, cardiologista que atendeu cerca de 30 pessoas no município, favorecendo a saúde local, e também a presença neste sábado, da Dra. Carol, dermatologista que atenderá a população local. Parabenizou a gestão pela realização do São João, com tranquilidade, segurança e alegria. Disse que foi instalado na prefeitura um canal de ouvidoria, para aproximar a gestão da população, ouvindo críticas e elogios do povo. Afirmou que a Casa da Cidadania está funcionando perfeitamente, para oferecer a documentação legal dos munícipes e demais pessoas que necessitam. Sobre a situação do mercado, o vereador afirmou que, em conversa com o prefeito, ele afirmou que nenhum comerciante da cidade ficará desamparando, e que irá conversar com todos os vendedores para resolver a situação de cada um. Destacou que o projeto do mercado é bem mais amplo, e contará com duas etapas: a primeira reorganizando a estrutura local, com melhorias de acesso, e a segunda com a construção de uma praça de alimentação através de uma emenda que será disponibilizada futuramente pelo deputado Hugo Motta.

O presidente da Câmara Municipal, Zé do Egito, se acostou aos votos de pesar. Parabenizou a gestão pela realização dos festejos juninos e segurança do evento. Afirmou que espera que todas as famílias que dependem dos serviços do mercado público não sejam desfavorecidas, e que o prefeito resolva a situação o quanto antes.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...