O secretário de agricultura de Patos, Ferré Maxixe, falou ao Blog do Jordan Bezerra sobre a prática de recolher animais soltos nas pistas e estradas de Patos, o que está provocando acidentes de trânsito com frequência. Segundo o secretário, os proprietários precisam ser notificados e punidos para que deixem de soltar animais pela cidade e tenham compromisso e responsabilidade .
Segundo ele, a secretária diariamente vem fazndo rondas para localizar possíveis animais soltos e recolhê-los para o curral. Lá eles ficam por três dias e depois, caso nao sejam recolhidos, são doados para entidades filantrópicas.
“A secretaria de Agricultura disponibiliza um carro boiadeiro com um motorista e dois laçadeiros, que diariamente saem apreendendo animais nas ruas, que é porco, gado, cabra, bode, ovelha, jumento e outros. Nós recolhemos para o curral e aprensão e, com três dias, se o proprietário não vier fazer a retirada do animal, nós fazemos a doação. Inclusivfe, doamos seis animais para a Fazenda da Esperança, para que pudessa ajudar o trabalho deles por lá. Mas nosso carro está rodando pelo município”, explicou Ferré.
Ainda segundo ele, há base jurídica na legislação patoense para punir e conscientizar os proprietários sobre o risco de soltar animais nas ruas, o que oferece risco aos transeuntes.
“Uma Lei aprovada na Câmara de Patos diz que, quando o proprietário vier recolher o animal, deve pagar uma taxa e nós temos que conscientizar ele mostrando que ele está errado e poderá responder na Justiça em casos de acidente, para que ele não solte mais os animais. Nós estamos diariamente fazendo esse serviço e buscando cada vez mais aumentar a busca por animais soltos para evitar acidentes”, reforçou o secretário.
Ouça o áudio na íntegra abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário