segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Lamento ausência dos deputados na ALPB, apenas 2 compareceram na audiência sobre o Autismo, diz representante da ASPAA; ouça
Gerais

Lamento ausência dos deputados na ALPB, apenas 2 compareceram na audiência sobre o Autismo, diz representante da ASPAA; ouça

 

O mês de abril é de conscientização do Autismo,  e é celebrado no Brasil. Vários personagens defendem uma maior conscientização da população acerca desse tema, que é tão pertinente para a sociedade. Câmara de vereadores e associações vêm debatendo sobre isso durante todo o mês de abril. 

 

No dia 28, pela manhã, foi debatido pela Assembleia Legislativa, Casa Epitácio Pessoa, mas o inesperado foi a falta de respeito, segundo a ex-presidente da ASPAA (Associação de Pais e Amigos de Autistas em Patos) que se fez presente, Jossely de Oliveira, que comentou que apenas dois deputados estiveram presente, de um total de 36 deputados da Assembleia. A representante reclamou da falta de atenção e respeito por parte da Casa, que se diz representante do povo.


“Foi de total decepção a nossa reação. Decepção mesmo. Tinha um autista sequer falando, não tinha um autista sequer presente na audiência. Eu falei com o deputado após a audiência, cobrei protagonismo autista numa audiência pública como essa e ele disse que tinha convidado um autista, mas ontem a mãe tinha ligado dizendo que ele não ia poder comparecer. Por que não convidou mais autistas? João Pessoa tem autistas que falam sobre o autismo, que podem representar bem a causa e cadê essas pessoas, os adolescentes autistas, as crianças autistas que podiam estar presentes na audiência também, que podem falar por si.”


A representante continuou afirmando a necessidade de voz desse grupo na sociedade.

 

“Uma audiência pública sobre autismo sem o protagonismo autista, sem a voz autista. Teve a voz das famílias que é importante, mas não são autistas, não vivem na pele o preconceito, a discriminação, a falta de suporte, a falta de cuidados do poder público.”

 

Então fica essa cobrança. Muitas falas foram capacitistas, um problema que a gente enfrenta muito, não só com autismo, que é o preconceito contra a pessoa deficiente. Então a gente está precisando evoluir muito, em muitos aspectos como sociedade, como legisladores, representantes do povo. Se a gente quer defender tanto a causa, a gente precisa dar voz a essas pessoas. Outra coisa que a gente lamenta e que foi gritante na audiência que foi a ausência de deputados, de 36, apenas dois estavam presentes, destacou Jossely.


 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...