A Câmara Municipal de Santa Terezinha se reuniu na tarde desta sexta-feira, dia 22 de abril, para mais uma sessão ordinária. O presidente Zé do Egito (PSDB) abriu os trabalhos às 17h00, e contou com a presença de oito vereadores. A ausência da vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) foi justificada por questões de saúde.
O primeiro parlamentar a usar a palavra foi o vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) que saudou os agricultores e também apresentou votos de pesares ao senhor Epídio e Ebinho, filho do ex-vereador Manezinho Trajano. Cobrou a resolução da questão da superlotação do ônibus, segundo ele, mais de 50 alunos estão indo no ônibus pela noite, e para evitar o pior, a gestão deve tomar providências. Reivindicou melhorias no cemitério público, devido ao crescimento do mato que foi denunciado por moradores na internet. Também pediu providências em relação à secretaria de transportes, pois já são três sextas-feiras que falta carro para transportar o pessoal que vai fazer fisioterapia, segundo ele, um descaso. Por fim, agradeceu ao secretário Pita que substituiu uma lâmpada no sítio.
O vereador Cadmo Oliveira (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados, e lamentou sobretudo a morte trágica do jovem Ebinho, irmão da vereadora Lidianny Medeiros. Segundo o parlamentar, fica o alerta para a sociedade jovem ter cuidado com certas amizades. Parabenizou a secretária Rhyana Karla e toda a equipe que faz a saúde do município pela realização da I Conferência de Saúde Mental, segundo Cadmo, foi de grande valia e aprendizado, com vários temas importantes debatidos como a reabertura do CAPS e os serviços prestados pelo NASS. Disse que a gestão está lutando pela reabertura do CAPS, pois a interrupção do tratamento é bastante prejudicial para os pacientes. Destacou também que muitas crianças foram diagnosticadas com autismo, e disse que era preciso que as escolas estejam preparadas para acolher bem essas crianças. Afirmou que muitos idosos estão sofrendo com depressão e ansiedade devido à pandemia, que deixa sequelas mentais. Parabenizou a gestão por ter reativado o grupo de convívio dos idosos no CRAS que traz interatividade para a terceira idade. Destacou também a questão do grupo de livros para as crianças, que passaram muito tempo no ensino remoto, e disse que é importante para tratar temas pertinentes com mais cautela e cuidado. Por fim, destacou a informatização dos dados da gestão.
Damião de Seli (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados, sobretudo, do seu primo, o jovem Ebinho, que foi vítima de um crime bárbaro, e espera e crê na justiça divina e da terra. Parabenizou a gestão pela realização da I Conferência de Saúde Mental, sobretudo em época de pandemia onde a covid-19 afeta bastante essa área da mente, que é a condutora de todo o corpo. Levantou um tema que o município enfrenta, que é o desemprego, sobretudo nesse período pandêmico, o qual foi afetado o comércio. Fez um questionamento: ‘onde está a geração de renda do município? No comércio que é pequeno, na agricultura que depende dos invernos e na prefeitura’. A prefeitura sofrerá baixa nos contratados, pois a justiça obrigou a realização de concurso público. Em relação a tudo isso ele propôs algo que muitos podem considerar uma proposta audaciosa, contudo ele crê que será possível, que seria: uma reunião dos vereadores com o empresário Dr. Pierre para que ele possa, quem sabe, colocar uma empresa situada no município que geraria vários empregos. Muito embora saiba que ele já faz muito pelo município na Fazenda Tamanduá, mas esse é um debate possível.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) agradeceu a Deus e a Virgem Maria por mais um dia de trabalho. Se acostou aos votos de pesar apresentados. Pediu que os jovens tivessem cuidado nas escolhas de seus “amigos”. Defendeu melhorias salariais para o coveiro do município, o vereador inclusive brincou dizendo que era o delegado que prendia e ninguém soltava. Apresentou um requerimento para a construção de um mata-burro nas Queimadas, na propriedade de José Lucena Simão. Apresentou título de cidadão para o senhor Félix Francisco, mais conhecido por Félix irmão de Dão de Candú, segundo ele, essa família desde que chegou ao município só fez o bem. Por fim, apresentou votos de aplauso para o diretor de transportes Paulo Pereira mais conhecido por Dê pelos relevantes serviços prestados, pois a secretaria de transportes é extremamente complicada de se conduzir, mesmo assim ele vem dando conta do recado.
O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) saudou a todos e se acostou aos votos de pesar apresentados, lamentando sobretudo a morte do senhor Epídio e do jovem Ebinho, irmão da vereadora Lidianny. Apresentou dois requerimentos de construção de mata-burro no Lameirão, na divisa de Manuel Alves com José Sarafim, e o outro na propriedade de João Galego na Quixaba. Trouxe um levantamento dos mata-burros construídos e reformados na atual gestão, segundo ele, em um ano e três meses de gestão já foram construídos dezoito novos e três foram reconstruídos, número já superior aos construídos na gestão passada em quatro anos. Parabenizou a gestão por entregar oito toneladas de alimentos e novecentos quilos de peixe para as famílias do município na Semana Santa. Afirmou que no dia primeiro de maio o prefeito irá anunciar as atrações das quarenta noites do São João da cidade. Disse também que foi asfaltada a parte do terreirinho, com recursos próprios do gestor, onde irá ser realizado o evento. Sobre a denúncia da superlotação do ônibus, disse a volta das aulas do IFPB e do CEPA acarretou esse problema, mas a gestão resolverá esse revés. Destacou que estão indo dois ônibus pela manhã, dois à noite e um à tarde. Parabenizou toda a equipe de saúde do município pela realização da I Conferência de Saúde Mental. Reafirmou que o gestor está lutando para reabertura do CAPS fechado pela ex-gestora. Confirmou que já foi divulgado no Diário Oficial o processo de licitação para as obras de pavimentação das ruas da cidade. Em relação à problemática do cemitério, afirmou que Deca coveiro merece um voto de aplauso pelos serviços prestados. Declarou que o mato está sendo limpo, e que o prefeito Arimatéia está buscando junto ao governador a construção de um novo cemitério para o município. Alertou a população acerca dos cuidados com a dengue. Disse também que a pá carregadeira poderá chegar no próximo mês, uma destinação de Hugo Motta. Por fim, disse que as contas da ex-gestora Terezinha serão revistas a pedido do conselheiro do Tribunal de Contas, Nominando Diniz, pois há um gasto de quase 490 mil não comprovados conforme a Câmara Municipal apresentou em relatório ao TCE.
O líder da oposição Edcarlos Soares (PSDB) lamentou as perdas recentes dos amigos. Prestou solidariedade à família de Manezinho Trajano, como a vereadora Lidianny Medeiros. Sobre a polêmica do mato no cemitério ele disse que não foi por falta de aviso, contudo o prefeito e os secretários não escutam as reclamações da oposição que quer o bem do povo. Pediu mais humildade aos secretários e ao gestor. Afirmou que o coveiro Deca merece melhores condições salariais. Lamentou a falta de revisão dos ônibus que passaram dois anos parados devido à pandemia. Lembrou que todas as cobranças são buscando melhorias de assistência ao povo. Afirmou que foi negado o Aluguel Social para o senhor Eli, morador do Alto do Roçadinho, que está doente e por isso não pode trabalhar. Disse que continua faltando medicamentos na farmácia básica. Destacou que o servidor precisa de atualização. Por fim, cobrou explicações acerca do concurso público, com relação ao número de vagas e também a substituição de algumas lâmpadas queimadas na cidade. Parabenizou a iniciativa da Conferência de Saúde Mental.
O líder da situação Salomão Cordeiro (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Lamentou a morte precoce do filho do ex-vereador Manezinho Trajano. Sobre a lotação dos ônibus, uma cobrança do vereador Osvaldo, disse que Osvaldo tem propriedade e prerrogativa, como motorista e parlamentar, para caso haja essa superlotação e ele estiver dirigindo pedir auxílio da secretaria e não conduzir o ônibus. O líder afirmou que os ônibus passaram por revisões e vistorias, e que alguns detalhes que faltaram estão sendo providenciados, pois a gestão tem o maior cuidado em acertar. Afirmou que a superlotação dá-se pelo número de alunos estudando em Patos, pois o maior ônibus foi preso pela PRF na gestão passada e o prefeito está providenciando a sua liberação, o ônibus tem capacidade de 59 assentos. Disse que o vereador Edcarlos quer fazer uma comparação entre a gestão passada e a atual, algo impossível, pois a gestão passada foi uma das piores já vistas na cidade, um verdadeiro desastre. Quanto ao problema do mato do cemitério afirmou que está sendo solucionado, que em período de inverno a grama cresce repentinamente, mas a gestão está providenciando um veneno para solucionar esse problema o quanto antes. Destacou o excelente trabalho do coveiro Deca. Com relação aos túmulos, afirmou que são de competência dos familiares, o gestor não pode interferir. Falou da importância de contratar uma pessoa para ajudar o coveiro Deca. Parabenizou a gestão pela I Conferência de Saúde Mental, e disse que o prefeito Arimatéia está lutando pela reabertura do CAPS, fechado pela ex-gestão. Destacou que é merecido o título de cidadão da cidade ao senhor Félix pelos relevantes serviços prestados ao município. Por fim, garantiu que o prefeito doou recentemente à população trezentas feiras e que continua ajudando. Lembrou que até agora já foram entregues três mil feiras pelo novo gestor. Também pontuou a questão do concurso público que, muito em breve, será realizado pela gestão, como também a entrega da casa da cidadania.
O presidente Zé do Egito (PSDB) destacou a atuação dos parlamentares buscando melhorias para o município, apresentando requerimentos e projetos de lei, contudo alguns requerimentos certamente não chegam ao prefeito pois não se tem respostas. Sugeriu que os vereadores solicitem diretamente ao prefeito alguns dos pleitos, para assim serem atendidos mais rapidamente. Lembrou que irá providenciar os laudos, as provas que os ônibus foram revisados e vistoriados. Lembrou que o ônibus apreendido na gestão passada gerou grandes prejuízos ao município, pois cada dia que passa é cobrada uma diária do ônibus pela empresa.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário