O físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, usou o seu portal Ciencia em foco nesta sexta-feira, 18, para esclarecer que o telefone celular pode ser usado sem perido de uma descarga elétrica quando estiver caindo raios, desde que não esteja recarregando a bateria.
Segundo Rodrigo, no momento em que os raios estão caindo, existem maiores chances dos fragmentos atingirem a rede elétrica de uma residência, o que coloca em perigo as pessoas que estiverem realizando operações com o aparelho no momento da recarga, podendo o usuário ser atingido pela descarga elétrica, e ter sérias consequências.
O esclarecimento de Rodrigo ocorreu após a ocorrência registrada no último dia 16 de março, quando uma jovem residente na zona rural de Santa Terezinha-PB, realizava operações com o telefone celular enquanto ele recarregava, e sofreu uma descarga elétrica proveniente de um raio. Naquele momento, chovia e caíam muito raios na referida área.
A jovem precisou de atendimento médico do Samu e encaminhada para o Hospital Infantil, Noaldo Leite, em Patos, e passa bem.
De acordo com Rodrigo Cézar, quando estiver chovendo todos os eletroeletrônicos devem ser desligados da tomada. O estudioso não recomenda o uso do telefone celular quando estiver recarregando a bateria em hipótese nenhuma, pior ainda se estiver chovendo e caindo raios.
O Blog já noticiou alguns casos dessa natureza Paraíba a fora, inclusive no começo deste ano ouviu um especialista, o físico Rodrigo César Limeira, que deu detalhes e informações, justificando o porquê o Brasil é campeão de queda de raios e descargas no período de chuva, e também fez importantes recomendações para evitar tais acontecimentos.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Portal Ciência em Foco
Deixe um comentário