A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com a professora de economia Roberta Trindade, na manhã desta sexta-feira, dia 11, para falar sobre as novas altas no preço dos combustíveis em todo o mundo. A especialista explicou como a influência do mercado internacional e dos atuais conflitos acabam por gerar prejuízos ao Brasil.
De acordo com Roberta Trindade, apesar de o Brasil ter uma estatal que extrai petróleo e produz combustíveis, os preços sempre sofrem variações porque o país depende de mão de obra exterior para refinar os extratos e também há políticas econômicas que influenciam no mercado.
“As pessoas sempre perguntam: ‘por que que o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, mas precisa acompanhar a pressão do preço quando sobe para o mundo todo?’. A razão maior é que o Brasil produz um petróleo pesado, e o petróleo que se transforma em combustível, precisa ser refinado, precisa também de uma mistura para formar o blend, que é esse conjunto que facilita o processo nas refinarias, que o Brasil não produz. Isso é um fato, acontece desde muito tempo. E a influência do preço internacional acaba influenciando o preço interno do petróleo Brasileiro”, explicou a professora.
Ainda segundo a economista, vários fatores internacionais podem afetar a economia interna do Brasil. Ela explicou como se dá esse processo de flutuação dos preços e onde nasce a alta dos preços dos combustíveis.
“E nesse momento, com a guerra, as pessoas questionam: ‘A guerra começou há poucos dias e já influenciou nos preços?’ Com toda certeza sim, porque a Rússia é o terceiro país produtor mundial, que tem uma produção muito grande. E em função da guerra, há um boicote em relação ao petróleo russo, encabeçado pelos Estados Unidos. Então há escassez do produto, uma vez que a Rússia deixou de fornecer os produtos, não porque ele quer, mas porque a geopolítica está obrigando. A escassez eleva o preço do produto e, mais uma vez, influencia em todas as nações, não só no Brasil”, explicou Roberta Trindade.
O debate levantado por Roberta também envolve a participação do governo federal nos preços dos produtos da Petrobras. Roberta explicou que, a empresa é composta por vários investidores e, quando há a influência do governo, os investimentos caem e a empresa perde valor de mercado.
Entenda melhor essa política ouvindo o áudio abaixo.
Blog do Jordan Bezerra | Economia
Deixe um comentário