segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Dr. Umberto Joubert orienta sobre risco de exposição solar intensa e cuidados com a pele durante as férias
Gerais

Dr. Umberto Joubert orienta sobre risco de exposição solar intensa e cuidados com a pele durante as férias

 

O mês de janeiro é marcado por férias e, muitas pessoas estão indo à praia. No Nordeste, o sol é bastante forte, apesar do período de chuva, e o risco de queimaduras persiste. Sobre os problemas provocados pelo sol, o Blog do Jordan Bezerra conversou, nessa quarta-feira (12), com o médico dermatologista Dr. Umberto Joubert, que orientou a população sobre os cuidados com a exposição solar.

 

Segundo Dr. Umberto Joubert, as pessoas ainda não adquiriram o hábito de utilizar o protetor solar diariamente, o que é um risco para a saúde da pele. Segundo ele, os números de câncer de pele e casos de queimaduras estão aumentando e as pessoas precisam mudar de cultura.

 

“Infelizmente, no Brasil, ainda existe tanto o valor alto dos protetores solares, como a recusa de grande parte da população em usar o protetor solar, que não tem o hábito, não tem a cultura de usar e se proteger. Isso faz com que o número de câncer de pele e doenças relacionadas à exposição solar só aumente ao longo dos últimos anos”, alertou o médico.

 

Mas muitas pessoas também usam o protetor de forma errônea. Então o Blog questionou sobre como de fato deve ser utilizado. Dr. Umberto explicou e deu dicas de como melhor aproveitar o produto.

 

“O protetor tem que ser usado diariamente, meia hora antes da exposição solar e, duas horas ou duas horas e meia, ele tem que ser reaplicado. Muita gente faz medida: uma tampa de lápis, uma colher de sobremesa, mas na verdade você tem que colocar uma quantidade que você possa passar em toda a extensão da pele que vai ficar exposta ao sol. Então tem que ser reaplicado para fazer o efeito”, explicou o dermatologista.

 

O protetor solar por si só já é suficiente? Outro questionamento que Dr. Umberto respondeu e que esclareceu uma dúvida bastante comum. Apesar de utilizar o protetor solar, é essencial que as pessoas se mantenham à sombra e mens expostas ao sol intenso.

 

“No verão, muitas pessoas estão apresentando queimaduras de primeiro grau. Então tem que ser usado o protetor químico, mas também é bom usar o chapéu, aquelas camisas, um guarda-sol. Mas sempre usar o protetor químico, porque tudo reflete o sol, e vai ter exposição à radiação solar. Então minha dica é usar o protetor solar acima de fator solar 20 e repetir de duas em duas horas a reaplicação ou quando entre e sair do mar, reaplicar também, e além disso usar os demais protetores”, orientou o especialista.

 

Blog do Jordan Bezerra | Saúde

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...