A cidade de Patos, que tem em torno de 109 mil habitantes, vem sofrendo, em alguns bairros, com a falta de abastecimento ou com o abastecimento com pouca pressão. O Blog do Jordan Bezerra vem defendendo esta causa e conversou, no mês de outubro de 2021 com o secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga, e ele disse que, por ter sido presidente da Cagepa, entende o processo e defendeu o atual presidente, Marcos Vinícius, que está fazendo um estudo para o melhoramento da empresa, que pode ser com construção de ETA compacta ou pela ampliação da ETA que já existe no bairro Jatobá.
Sobre esse tema, o Blog do Jordan Bezerra conversou com o presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, e ele confirmou que o estuda está sendo feito, mas que é complexo pois envolve o saneamento básico, abastecimento de água e outros fatores do sistema, para poder amenizar e resolver a questão o quanto antes.
“Nós estamos estudando o sistema de Patos como um todo, é um projeto completo. Estamos fazendo a parte do sistema, fazendo um estudo completo. Pode ser que a gente ganhe alguns meses ou anos com algumas melhorias na própria estação, uma modernização, para ampliar o sistema de Patos como um todo. Eu não possa dar informação sobre a capacidade, mas teremos reservação, sub adutoras, mas tudo depende de um estudo completo. Não posso fazer declaração de que foi feita. Não quero me antecipar, pois o estudo não está concluído”, disse o presidente.
A Estação de Tratamento de Água que existe no bairro Jatobá foi construída para capacidade de tratamento de 60 mil habitantes, mas hoje Patos tem quase 110 mil, o que expõe a insuficiência da estrutura atual para atender a demanda.
Por fim, o presidente disse que o sistema de Patos é prioridade para Cagepa e tambem o governo do estado.
Ouça outros esclarecimentos do presidente Marcos Vinícius abaixo:
Blog do Jordan Bezerra/Patos
Deixe um comentário