O podcast de Adelton Alves denominado MangabaCast, transmitido pelo seu canal no YouTube, entrevistou na noite desta segunda-feira, dia 20 de dezembro, o médico Sanitarista e Especialista em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde., ele que é paulistano e também paraibano, Dr. Daniel Beltrammi, de 40 anos. Paraibano porque recentemente ele recebeu o título de cidadão pela Assembleia Legislativa e também pela Câmara Municipal de João Pessoa, como cidadão pessoense.
Durante quase duas horas o doutor Daniel Beltrammi, que é Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba deu um verdadeiro show de informações sobre gestão do SUS, sobre a vacinação e, sobretudo, o enfrentamento da Covid-19. Disse que há 21 meses a Paraíba vem enfrentando essa situação, às vezes, dita por muitos, um enfrentamento um pouco conservador, mas que os resultados foram significativos comparados a outros estados vizinhos que não tiveram essa rigidez na adoção de medidas, a exemplo do Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, uma vez que os sistemas de saúde de tais estados chegaram a entrar em colapso, diferentemente da Paraíba.
Dr. Daniel Beltrammi ratificou a importância da vacinação contra a Covid-19, e disse que o número de vacinados, com as duas doses, na Paraíba chega a 86%, mas que ainda são 400.000 (quatrocentas mil) pessoas que não tomaram a segunda dose, e 300.000 (trezentas mil) pessoas que não tomaram a dose de reforço.
Destacou a capacidade técnica e o tino para a administração do doutor Geraldo Medeiros, Secretário de Saúde do estado da Paraíba. Ele disse que Dr. Geraldo tem uma visão ampla de saúde, inclusive montou uma equipe extraordinária na saúde, que tem dado conta do recado e, como resultado, a Paraíba tem sido destaque entre os três estados que mais vacinaram, e um dos mais elogiado entre os estados brasileiros.
Ele disse que veio para a Paraíba com esse desafio, e que em quase dois anos aprendeu muito sobre a Paraíba, sobre os paraibanos, e tem orgulho de hoje ser também paraibano. Afirmou que tem dado o melhor de si para poder acertar cada vez mais junto com a sua equipe, e destacou o apoio do governador João Azevedo também nessa missão.
Em uma conversa descontraída com Adelton Alves e seu companheiro Marcelo Lira(sufista), Dr. Daniel Beltrammi falou sobre a importância da família e da parceria com a sua esposa, a doutora Débora, que é, segundo ele, extremamente competente e parceira, se doou e se dedicou cuidando de seus dois filhos, Marcelo e Ana Clara, que hoje estão morando também em João pessoa, se familiarizando com a cidade e formando amigos, o que, para ele, é uma benção, pois tê-los por perto é algo muito significativo. Dr. Daniel Beltrammi atuou também como professor em São Paulo e disse que foi uma satisfação enorme poder passar conhecimento para os demais. Dr.Daniel falou de sua paixão pela aviação, inclusive fez um curso para ser piloto, mas não deu sequência.
Destacou à importância da UTI aérea comandado pelo corpo de bombeiros, a qual o governador teve a sensibilidade de, com recursos próprios, manter esse serviço, que foi fundamental para que ele e a sua equipe pudessem visitar a Paraíba inteira, conhecendo hospitais e UTI’s, levando soluções buscando amenizar a questão da pandemia, onde esse apoio aéreo dado pelo governador juntamente ao corpo de bombeiros foi extremamente importante.
O médico disse que também viveu momentos difíceis, que ele enfrentou na pandemia, e afirmou que chegou um momento de até chorar em casa, no auge da pandemia, disse que, como todo brasileiro, teve medo, mas sempre colocou em mente e pediu a Deus para vencer toda essa situação, junto com toda a equipe que faz a saúde. Declarou que a Paraíba está muito bem, porque os profissionais são mulheres e homens comprometidos com a saúde do estado, e por isso o resultado é tão significativo. Um time vencedor.
Dr. Daniel Beltrammi foi questionado ainda acerca da dose de reforço, e o motivo pelo qual a população que foi vacinada com as doses de AstraZeneca ou CoronaVac deve tomar, como dose de reforço, de preferência a Pfizer. Ele disse que essa é a combinação perfeita, tomar a dose de uma vacina e, a dose de reforço, uma diferente. O médico afirmou que essa combinação foi testada cientificamente e é a mais eficaz. Dr. Daniel Beltrammi falou também que a população que já teve contato com o vírus, de forma forte, moderada ou leve, e foi vacinada com as duas doses, possui uma grande proteção contra o vírus.
Foi questionado por um internauta sobre a questão do concurso público para a saúde. Ele disse que o concurso foi realizado e o PB-Saúde irá chamar já em janeiro mais de 350 (trezentas e cinquenta) pessoas, e mais de 4.000 (quatro mil) ficarão no quadro de reservas para serem chamadas aos poucos.
A transmissão foi um show de audiência, extremamente elogiada pelos internautas, que falaram da competência do doutor Daniel Beltrammi e parabenizaram Adelton Alves pela entrevista.
Blog do Jordan Bezerra/ Saúde
Deixe um comentário