O resultado do 3º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), em 2021, mostrou que Patos tem índice de infestação do mosquito de 2,6%, ou seja, um percentual que classifica o município como médio risco.
O levantamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e setor de Vigilância Ambiental, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, fazia 5 anos que a cidade de Patos permanecia em alto risco, e agora conseguiu voltar para médio risco, caindo de 4.0% do segundo LIRAa deste ano, para 2,6% neste terceiro levantamento.
Ele citou que o trabalho de prevenção e educação em saúde dos agentes de endemias, a conscientização das pessoas em adotar práticas preventivas, e a utilização do novo larvicida foram responsáveis pela redução significativa do índice de infestação.
Sobre as localidades que apresentaram índice reduzido de infestação pelo Aedes, os bairros Jatobá, Monte Castelo e Conjunto dos Sapateiros costumavam fechar o levantamento acima de 3,9%. Contudo, nesse terceiro LIRAa, o índice de alguns bairros e também de outras localidades, a exemplo do distrito de Santa Gertrudes, baixou para 0.0%.
Apesar da queda na infestação em relação aos levantamentos anteriores, o 3º LIRAa de 2021 aponta que a cidade de Patos está em alerta, e que a população e poder público precisam continuar unindo forças na prevenção e no combate constante ao Aedes aegypti Dia D de combate à dengue.
O coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros, informou também que antecipou para esta quinta-feira (16), as ações que seriam desenvolvidas amanhã, dia 17, conforme orientação do Governo do Estado, para o Dia D de combate ao Aedes. Desta forma, ao longo de hoje os agentes de endemias realizaram várias ações de conscientização e visitas aos locais estratégicos.
Coordecom
Deixe um comentário