segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Vereadores de Santa Terezinha debatem projetos pertinentes para o município; veja
Gerais

Vereadores de Santa Terezinha debatem projetos pertinentes para o município; veja

 

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha esteve reunida, em mais uma sessão ordinária, na tarde desta sexta-feira (17), de forma presencial, que também foi transmitida pela Rádio Conexão FM 104.9, e contou com a presença dos 9 vereadores. O presidente Zé do Egito abriu os trabalhos às 17h00.

 

 
O vereador Cadmo Oliveira (Republicanos) iniciou parabenizando a sua mãe, a ex-vereadora Célia Nicacio, pelo seu aniversário natalício, afirmou que ela faz parte da história do poder legislativo do município. Parabenizou também a secretaria de saúde, pois são duas semanas sem novos registros de casos da COVID-19, o que prova que a vacinação, juntamente aos cuidadas da população, têm surtido efeito. Agradeceu a aprovação do seu requerimento, que solicitava uma sala de estudos na comunidade da Santana, a qual servirá aos estudantes na preparação para cursos e vestibulares, havendo um horário disponível para os mesmos, na escola Porfírio Higino, com computadores e internet. O vereador afirmou que haverá uma reunião com os donos dos times amadores, na próxima quinta-feira (23), para regularizar algumas situações, haja vista que o campeonato irá iniciar em breve. Afirma também que irá reunir-se com os demais vereadores, para realizar perícias do INSS ou um mutirão para agilizar os processos, isto porque a previsão de perícias são ainda para fevereiro de 2022. O vereador confirmou que está organizando um amistoso por meio do diretor de esportes, Fágner Lucena, juntamente ao vice-prefeito de Cacimba de Areia, Heitor Campos, onde o time Galeano sub-17 enfrentará o Náutico de Santa Terezinha, e o Independente enfrentará o time principal do Galeano de Cacimba de Areia. O parlamentar pediu também maior segurança no policiamento de Santa Terezinha. Por fim, solicitou um abrigo de gatos, que vai abrigar boa parte desses animais de rua, afirmando que o terreno já foi adquirido e agora pede a ajuda da população para construir o galpão para esses animais.

 

 
Damião de Celi (PSDB), falou sobre a pandemia da COVID-19, e a importância da luta para eliminar esse vírus. O vereador destacou a presença de alguns na câmara, e aproveitou para destacar que ninguém pode deixar de tomar a vacina, que é muito importante para salvar vidas, celebrou que o município zerou os casos de COVID-19, nos últimos dias. O parlamentar falou também sobre o incidente do ônibus queimado em Santa Terezinha e lamenta, todavia, acredita que não foi uma ação intencional, pois trata-se de uma pessoa com problemas mentais, a qual ateou fogo no veículo. Ele ressalta a importância de ter empatia pela família desse cidadão, que sofre de transtornos mentais, pois problemas de saúde não são escolhas próprias. Ademais, o vereador mencionou a justiça que afastou e chamou de corrupta a ex-prefeita de Patos, Francisca Motta, foi a mesma que a absolveu, lembrou que foram muitas as pessoas que sofreram junto com a ex-prefeita, para passar por esse constrangimento, mas foi comprovado que ela era uma mulher de bem. O parlamentar fez um pedido, ainda em sua fala, que quando o projeto de lei fosse aprovado, houvesse o destaque do nome do autor, no rodapé, para que as pessoas possam identificar uma benfeitoria ou algo maléfico. Prestou um requerimento para o projeto de lei que cria o Diário Oficial do Poder Legislativo. Por fim, parabenizou a ex-vereadora Célia Nicacio, pelas conquistas,  uma mulher que apesar de muitas dificuldades, venceu na vida.

 

 
O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) iniciou sua fala fazendo uma reclamação à secretaria de infraestrutura, pois faz cerca de um mês que solicitou a poda de uma árvore e a mesma ainda não foi feita. Cobrou também a internet da praça, que na gestão passada estava ativada e hoje encontra-se desativada. O vereador pediu ainda ao gestor que reforce a segurança municipal, haja vista o que aconteceu recentemente, solicitando que haja guardas vigiando os bens da prefeitura. Por fim, solicitou notebooks para os professores municipais, haja vista estão havendo ainda aulas remotas.

 

 
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) iniciou parabenizando a equipe dos garis pelo brilhante trabalho que desenvolvem no município. Agradeceu a Deus, a virgem Maria e ao povo por mais um dia de trabalho na sessão. O vereador apresentou um requerimento solicitando o calçamento da rua João Praxedes, que se encontra perto do conjunto habitacional da cidade Dona Nuca, haja vista que o local, quando chove, fica inacessível. Antônio de Nelson também parabenizou a professora Célia, ex-vereadora e ex-primeira dama do município. Por fim, pediu ao líder do prefeito, Salomão Cordeiro, que desse atenção a esse requerimento quando fosse levá-lo até o prefeito.

 

 
Francisco Bezerra (Republicanos), ficou feliz com a presença da população no plenário da câmara, e deu graças a Deus que nos últimos 15 dias não houve óbitos ou novos casos de COVID-19 no município. Felicitou a ex-vereadora e ex-primeira dama, Célia Nicacio, a qual afirma ser uma pessoa pela qual zela uma grande amizade, destacando o legado da professora. O vereador destacou o requerimento que fez à AESA, para que fosse feita a limpeza do sangradouro e da pracinha, no açude Capoeira. Pediu ainda prioridade nos tratamento para fibromialgia no município. O parlamentar lembrou que a secretaria de saúde tinha se desempenhado para a realização de cirurgias eletivas, mas a procura ainda é grande, o município tem conseguido cirurgias no Hospital do Bem, em Patos, e outras em Pombal, como também conseguiu dez cirurgias, no Centro dos Olhos em João Pessoa. O vereador afirma que a secretaria de saúde está fazendo um trabalho brilhante, conseguindo essas ações sem olhar ou fazer politicagem, sem acepção de pessoas. Francisco Bezerra lembrou que a gestão tem atendido algumas solicitações de mata-burro nas zonas rurais, e disse que o município já recuperou, ou construiu, dez mata-burros e quatro serão feitos a posterior. Lembrou que essa semana chegou a van, com 21 lugares, equipada e confortável, como também o caminhão compactador, que está no processo de licitação, mas que o dinheiro já está em conta, verba fornecida pelo deputado federal Efraim Filho, já são 6 veículos adquiridos na gestão. Lembrou ainda que o deputado Hugo Motta mandou uma emenda para conseguir um trator para o município, destacando a verba de Hugo Motta de 1 milhão de reais para o campo de futebol. O parlamentar afirma que a promessa que feita pelo deputado na época da campanha de Arimatéia, de fornecer 3 milhões de reais ao município será cumprida. Por fim, o vereador afirmou que a gestão passada deixou um rombo de 2 milhões de reais em dívidas, uma total irresponsabilidade, prejudicando a gestão atual.

 

 
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) apresentou alguns requerimentos, como a liberação de banheiros do Centro de Eventos, após a inauguração, para os estudantes da zona rural, no período das 7:00 às 19:00, pediu que a gestão disponibilizasse uma pessoa para fazer a limpeza dos mesmos. Também solicitou a instalação de câmeras de segurança nos pontos estratégicos do Centro de Eventos, para evitar o vandalismo. A vereadora pediu que sejam realizadas as podas das árvores de forma contínua, e destacou o requerimento onde solicita do município a contratação de cursos profissionalizantes para jovens e esportistas para a confecção de bolas para a prática esportiva, pois é uma forma de capacitar e valorizar os jovens da cidade, dando formação e emprego. Por fim, pediu a colaboração dos seus pares e da assessoria jurídica da Casa, para elaborar um projeto de lei visando proibir empresas não conceituadas, que por ventura já tenham deixado serviços com atrasos, inacabados ou de má qualidade, pois esses critérios elencados evitam do município sofrer algum tipo de contratempo na contratação dessas obras. 

 

 
O vereador Edcarlos Soares (PSDB), líder da oposição, disse que a quadra poliesportiva está abandonada, e questionou o engenheiro do município acerca do que está faltando para terminar  a obra, segundo ele abandonada pela gestão atual, algo que está prejudicando o município, sobretudo os jovens, o vereador pediu providências imediatas ao atual prefeito. Lembrou que essa semana ocorreu um fato inusitado, lamentável, onde o município perdeu um ônibus escolar, sabendo da importância do ônibus, o município perdeu um bem, pois é difícil conseguir um ônibus para transportar os alunos da zona rural para o município. O parlamentar afirmou que existe um responsável pelos veículos, que é o diretor de transportes, depois do fato ocorrido decidiram guardar os demais veículos dentro da garagem, quando isso deveria ter sido feito muito antes, o vereador apresentou um requerimento solicitando a cobertura da garagem municipal, para a conservação dos veículos, e espera que as providências sejam tomadas, pois isso não pode acontecer novamente, um ônibus com portas e janelas abertas na rua, foi uma grande irresponsabilidade, pois os ônibus deviam estar todos na garagem, disse ainda que o ônibus estava apto, faltava apenas a questão do DETRAN, mas o diretor de transportes disse o contrário à imprensa. Edcarlos lembrou que há 15 dias havia cobrado da gestão remédios ausentes na farmácia básica, e os mesmos remédios, básicos, estão faltando, como dipirona, cefalexina, e outros, são várias  pessoa reclamando da falta desses medicamentos. O vereador também afirmou que viu no Diário Oficial do município um empenho, de pouco mais de R$49.000,00, para a construção de 7 mata-burros, mas não viu ainda os locais específicos, pediu esclarecimentos do líder do prefeito quanto a isso. Solicitou a insalubridade para a equipe médica, que não está recebendo gratificações e solicita também insalubridade para os garis, que estão recebendo apenas 20%, quando, por lei, deveria ser 40%, deseja que o município faça a reparação dessa injustiça. Por fim, o parlamentar lembrou que os problemas de previdência social não vêm da gestão da ex-prefeita Terezinha, mas de longa data, assim como também a questão dos precatórios, não é justo culpar a ex-prefeita. 

 

 
O vereador Salomão Cordeiro (Republicanos), líder do prefeito, iniciou parabenizando a ex-vereadora Célia Nicacio, juntamente ao filho do vereador Zé do Egito. Salomão deu razão ao vereador Osvaldo, pelas constantes cobranças sobre poda de árvores, ele entende que a demanda está grande na secretaria mas devem procurar sanar esses problemas. Quanto a os calçamentos das ruas, perto do conjunto Dona Nuca, deve ser feita uma drenagem primeiramente, somente após deve haver o calçamento como pontuou o vereador Francisco Bezerra. Lembrou que as reivindicações dos vereadores são pertinentes e que a gestão lutará para atender cada uma. O vereador também destacou a  importância de selecionar as empresas, para que estas não venham a dar problemas, caso hajam as licitações, é necessário que haja um critério. O parlamentar admirou a cobrança do vereador Edcarlos, pois em 4 anos da gestão da passada, da prefeita Terezinha Lúcia, não foi terminada a obra da quadra poliesportiva e agora é exigido que a mesma ocorra em apenas 8 meses, afirmou que isso é, no mínimo, estranho. O vereador disse que a obra apresentava pendências deixadas, e por isso ainda não foi concluída, pois a quadra tinha 14 grandes pendências, que só agora foram sancionadas, devido a um grande esforço do gestor. Afirmou que faltam ainda cerca de 15% da obra para esta ser concluída, e o dinheiro deixado pela antiga gestora pode não ser suficiente, ainda assim, a gestão está lutando para concluí-la. O parlamentar afirmou que diferença dessa gestão é que ela luta para solucionar os problemas, diferentemente da antiga, que apenas abandonou os problemas. Lembrou que a van conseguida por Arimatéia, não foi conseguida pela gestão passada, visto que não havia empenho, Arimatéia foi pessoalmente falar com Wilson Santiago e assim foi conseguido o veículo, através do empenho. Com relação ao episódio do ônibus, ele disse que pode ter havido uma certa negligência, mas rotular isso à incompetência é injusto, até porque a garagem da secretaria é aberta, e ainda mais, foi um cidadão com problemas mentais, esse fato poderia ter acontecido com qualquer veículo, inclusive particular, portanto, é injusto politizar e culpar a gestão atual. O vereador sugeriu que houvesse um vigia exclusivo para a secretaria de transportes e que os carros ficassem na garagem. Afirmou que a questão dos medicamentos foi por motivos de licitação, a secretaria de saúde está lutando para consegui-los. Sobre o caminhão compactador, este foi para Goiás, para poder ser equipado com  o próprio compactador. Acerca da insalubridade, ele afirma que a gestão que mais fez isso foi a de Arimatéia, então, não será um problema, deve ser observado que na gestão passada os vereadores da situação não cobravam isso, mesmo a gestão passada deixando de pagar 13º, pagar terço de férias e recolher o INSS, além dos precatórios, uma total irresponsabilidade, a gestão passada atropelava as normas legais. Sobre a questão da previdência, foi algo imoral deixado pela ex-gestora. Por fim, citou algumas obras de serviço e benefícios que o prefeito Arimatéia Camboim conseguiu, juntamente aos deputados Hugo Motta, Efraim Filho e o governador João Azevedo, que ultrapassam a barreira dos 3 milhões de reais.

 

 
O presidente Zé do Egito (PSDB) avaliou como positiva a sessão, destacando os requerimentos e projetos de lei apresentados pelos seus pares. Afirmou que a Câmara de Santa Terezinha tem compromissos e responsabilidades com os trabalhos e o seu objetivo principal é defender o povo. 

 

 

Blog do Jordan Bezerra

 

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...