A Seleção Brasileira Feminina de Futebol está na Paraíba para jogar dois amistosos contra a Seleção Argentina. O primeiro teste ocorreu na tarde desta sexta-feira (17), no estádio Governador Ernani Sátyro, O Amigão, em Campina Grande-PB. O time da rainha Marta e companhia limitada venceu fácil por 3×1. Marcaram para o Brasil: Debinha, Nycole e Angelina, já a jogadora Bonsegundo fez o gol de honra para as ‘hermanas’. Até aí tudo dentro da normalidade.
Contudo, o fato que chamou atenção, de forma negativa, foi quando o âncora do Jornal Nacional da Globo, William Bonner, destacou a vitória da seleção, porém ‘esqueceu’ de mencionar que as meninas jogaram em um estádio, que tem nome, O Amigão, como é popularmente conhecido, localizado em Campina Grande, no estado da Paraíba.
Pois bem, esse lapso ou deselegância, não passou despercebido, sobretudo pelo jornalista patoense, que atua em João Pessoa, na TV Tambaú, Erly Fernandes, que comentou o episódio em suas redes sociais. Naturalmente, muitos internautas repudiaram a atitude da maior emissora de televisão do Brasil e o seu apresentador.
Erly fez ainda uma indagação em sua postagem: “A Paraíba existe para a Globo?” , como também marcou alguns perfis de autoridade e instituições, a exemplo da campeã do BBB-21, Juliette Freire, a TV Paraíba, Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol , o Globo Esporte, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, o governador da Paraíba, João Azevedo, o senador Veneziano Vital e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, visto que segunda-feira (20) acontecerá o segundo amistoso, em solo paraibano, na capital João Pessoa, algo que também não foi mencionado na fala do apresentador William Bonner.
‘Lição de casa’: quando estuda-se jornalismo, logo no início do curso se aprende o que é ‘lead noticioso’, uma expressão que define a ideia central da matéria, para chamar a atenção do leitor, e que deve responder alguns questionamentos pertinentes ao texto: “O quê?”, “Quem?”, “Quando?”, “Como?”, “Onde?” e “Por quê?”, portanto, o conceituado e premiado jornalista, e editor-chefe do JN, William Bonner, quebrou uma regra elementar do jornalismo ao informar o resultado da partida e não citar o nome do estádio, da cidade e do estado. Evidentemente que, a regra do lead Bonner conhece ‘de cor e salteado’.
A pergunta que não quer calar: foi um lapso do jornalista, uma falha grotesca ou foi maldade? Se foi lapso, se foi falha, perdoável, mas se foi maldade não há justificativa, pois centenas de milhares de paraibanos, diariamente, dão uma grande audiência à TV Globo, assistindo toda a sua programação, sobretudo o JN comandado há muitos anos por Bonner.
A Paraíba existe, Globo e merece respeito, como também Campina Grande, terra de um povo ordeiro, trabalhador e inteligente. É terra de Genival Lacerda, Luan Estilizado, Juliette, do poeta Orlando Tejo e dos jogadores, Hulk e Marcelinho Paraíba, só para citar algumas celebridades. Campina celebra o maior São João do mundo. A Rainha da Borborema é também destaque na política nacional, pois os três senadores do estado, Veneziano Vital do Rêgo, Nilda Gondim e Daniella Ribeiro, são campinense.
O Blog do Jordan Bezerra deixa aberto o espaço para uma possível justificativa dessa falha ou gafe cometida, para a Globo e o jornalista William Bonner.
Blog do Jordan Bezerra |Esportes
Deixe um comentário