A sessão ordinária e remota ocorreu nesta sexta-feira(6), sendo transmitida também pela Rádio Conexão FM, 104.9.
A sessão contou com a presença dos nove vereadores, e o presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, Zé do Egito (PSDB), abriu os trabalhos às 17h00.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) apresentou dois requerimentos verbais. O primeiro, solicitando a abertura da farmácia básica do município nos finais de semana, justificando a necessidade das pessoas carentes que procuram remédios pois não podem comprar. O segundo requerimento pediu à gestão a desinfecção das casas onde as pessoas estão acometidas com a COVID-19 e estão em tratamento domiciliar. A vereadora também cobrou a distribuição do kit merenda, segundo ela, ainda não se tem conhecimento de que foi entregue, e muitas famílias carentes precisam desse alimento para o sustento. Ela criticou ainda o não uso do kit contra a COVID-19 pelo pessoal da saúde. Por fim a vereadora expressou os sentimentos pela perda do seu avô, o poeta João Trajano, lembrou do grande legado que ele deixa para toda a sua família, de um homem sábio, humilde e bondoso.
O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) solicitou por meio de requerimentos, junto a secretaria de infraestrutura, pedindo a limpeza dos terrenos baldios nos arredores da cidade, para evitar focos de incêndio, como aconteceu recentemente. Já o segundo pleito pediu à gestão que faça a adesivação dos veículos da prefeitura, sobretudo os veículos novos, para facilitar a identificação pelos munícipes, visto que as placas novas, que são sul-americanas, não tem o nome da cidade, o que dificulta a identificação.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados pelos seus pares. Ele agradeceu as orações, as mensagens positivas que muitas pessoas enviaram, isto porque ele estava acometido com a COVID-19, mas felizmente venceu : ”Não posso dizer que venci a COVID, quem sou eu para vencer, mas Deus venceu por mim”. O vereador apresentou, em suma, um requerimento, solicitando um mata-burro na fazenda de Zé Remígio. Por fim, parabenizou o trabalho da secretaria de saúde do município.
Cadmo Oliveira (Republicanos) elogiou os requerimentos apresentados pelos seus colegas, pede, sobretudo, ao 3º batalhão da polícia de Patos a volta da patrulha rural, para combater os constantes assaltos que o município vem sofrendo, sobretudo no Sítio Lajedo.
Damião de Celi (PSDB) se acostou aos votos de pesar. Ele destacou a importância da patrulha rural para o município, e parabenizou a infraestrutura por ter colocado as lâmpadas na comunidade Lajedo. Sobre algumas reivindicações da gestão, ele disse que acredita na sensibilidade do prefeito para resolver essas demandas. Por fim, lembrou os cuidados que devem ser tomados contra a COVID-19, para que ninguém relaxe em relação a essa doença tão perigosa.
O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) lamentou a partida precoce de Maciel Alves, como também a páscoa de Dedé Rozeno, Irene irmã de Lauzinho, seu Deco que morreu com mais de 100 anos, Ilda de Raimundo Porfiro e Neci de Carlito. O vereador afirma que pediu ao deputado estadual, Taciano Diniz (Avante), uma ambulância por meio de uma emenda impositiva, segundo Francisco, o parlamentar se prontificou em ajudar o município. O vereador parabenizou o deputado federal Efraim Filho (Democratas) que destinou um emenda no valor de 410 mil reais para a aquisição de um caminhão compactador, que servirá para a coleta de lixo na cidade. Ele elogiou o trabalho da secretaria de assistência social, que distribuiu alimentos para famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. O vereador informou a vereadora Lidianny que já foram entregues dois kits merenda pelo município. Destacou o requerimento feito pela mesa diretora, solicitando a volta da patrulha rural para o município para coibir os constantes assaltos. Por fim, parabenizou todos os pais pelo dia dos pais que se aproxima, ao mesmo tempo, lembrou da perda de seu pai, Miguel Lilioso, assim como a do pai do vereador Cadmo Oliveira, o ex-prefeito Davi Cordeiro.
O líder da oposição Edcarlos Soares (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. O vereador cobrou com veemência fiscalizações nos decretos municipais da COVID-19, e disse que a secretaria de saúde tinha que ficar atenta pois pessoas acometidas pela COVID-19 estão circulando nas ruas da cidade. Lembrou ainda que solicitou, e foi ignorado, a reativação dos lavatórios de higiene da COVID-19, que, segundo ele, estão abandonados. Ele afirmou que a gestão tem que estar mais atenta e enérgica no que tange o enfrentamento à COVID-19. Por fim, cobrou a retomada das obras da quadra esportiva que estão paralisadas.
Salomão Cordeiro (Republicanos), líder do prefeito, afirmou que os cuidados com a COVID-19 estão ativos no município e lembrou do avanço da vacinação, mas pediu também a colaboração da população acerca dos cuidados com a pandemia. Sobre a cobrança da retomada dos serviços da quadra, ele disse que a gestão pegou a obra com várias irregularidades, boa parte já foram sanadas e, logo serão retomados os serviços para a conclusão do ginásio esportivo. O vereador informou que já foram entregues os dois kits merenda para os alunos do município. Além disso, destacou uma visita que fez com o gestor Arimatéia Camboim, ao chefe de gabinete do governador João Azevedo reivindicando benefícios para o município, dentre eles, a tão sonhada reforma da escola estadual Professor João Noberto. Por fim, ele parabenizou todos os pais pelo seu dia.
O presidente da Câmara Zé do Egito, apresentou um projeto de lei denominando nomes de ruas, em homenagem ao seu tio Romão Fernandes de Almeida, mais conhecido por Jardim Joaquim Caboclo e outra Rua em nome de José Guedes Sobrinho, mais conhecido por Zé Guedes, comerciante bastante conhecido no município e que tem elegantes serviços prestados à cidade. O vereador pontuou também sobre o projeto importante apresentado pela mesa, onde solicita do 3BPM o retorno da patrulha rural ao município para combater os constantes delitos ocorridos na cidade. Por fim, parabenizou todos os pais do município.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário