segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais SINDIÁGUA-PB SEGUE NA LUTA CONTRA PRIVATIZAÇÃO
Gerais

SINDIÁGUA-PB SEGUE NA LUTA CONTRA PRIVATIZAÇÃO

 

SINDIÁGUA-PB SEGUE NA LUTA CONTRA PRIVATIZAÇÃO 

 
Novos leilões do setor de saneamento estão na fila do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para serem realizados até o primeiro semestre do ano que vem. Pelo cronograma do BNDES, três leilões de saneamento devem ocorrer ainda neste ano, no segundo semestre. São eles: Amapá (previsto para ocorrer em 2 de setembro), cidade de Porto Alegre e outros municípios do Rio Grande do Sul. Alagoas (Blocos B e C – o Bloco A já foi leiloado em 30/9/20) e Ceará ficam para o próximo ano.

 
No último dia 11/6, o governo da Paraíba e o BNDES assinaram contrato para realização de estudos voltados à estruturação de um projeto sobre os serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário em 93 municípios do Estado. Atualmente, a maior parte das cidades é atendida pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA).

 
Notícias veiculadas pela imprensa apontam que o banco está em tratativas também com os governos de Minas Gerais, Sergipe e Maranhão, e já tem sinal verde para projetos no Acre e em Rondônia, mas depende da adesão das capitais Rio Branco e Porto Velho aos blocos de municípios para que as concessões sejam viáveis financeiramente. Em ambos os casos, seriam licitados os serviços de saneamento em todo o território estadual.Licitações nos municípios
Um outro levantamento apresentado pelo jornal Valor – realizado pela Radar PPP – indica que há 51 licitações em diferentes estágios de desenvolvimento em municípios em vários estados. O maior deles é a concessão de Porto Alegre (RS), com modelagem inicial feita pelo BNDES. Os demais projetos municipais mapeados são bem menores, mas que despertam interesse do “mercado da água”.Segundo a reportagem, se depender do governo federal, leilões como esses serão mais raros no futuro.

A onda de projetos regionais já começou e deve se intensificar, MASSEGUIMOS NA LUTA POR: #SaneamentoPúblico
#FNU #CNU #FNUCUTvia @ondas.observatorio
@cagepagovpb@govparaiba@estelabezerraoficial@cidaramosm@jeovacampospb@defesaservicopublico@frentebrasilpopularpb@brasildefatopb@gquirino__@joserenodesousa@petroniops@aendriasc@depcamilatoscano@tovarcorreialima@andersonmonteirocostahttps://www.instagram.com/p/CQjVpNrnHAi/?utm_medium=share_sheet

 

 

Assessoria 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...