Choveu mais de 145 milímetros em João Pessoa durante um período de menos de oito horas. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuvas é superior ao que deveria ocorrer em todo o mês de fevereiro, com um acréscimo de 45% do que já estava previsto. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), vários pontos da cidades estão alagados e outros com acúmulo de água.
Conforme a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas desta manhã fazem parte do aglomerado convectivo gerador de chuvas na faixa litorânea e áreas adjacentes. Elas podem permanecer no decorrer do dia e se estender, de forma mais pontual, sobre as regiões do Agreste e Brejo.
Devido ao forte volume pluviométrico, vários pontos da cidade registraram alagamentos, como na Avenida Dom Pedro II, que ainda teve uma árvore caída próximo ao Ibama, no Viaduto do Cristo, na Avenida Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários e na Avenida Epitácio Pessoa. Além disso, foi confirmado o deslizamento de uma barreira entre os bairros do Roger e Padre Zé, mas ninguém ficou ferido. Segundo Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil, a chuva deve permanecer durante toda a manhã.
Ocorrências
No bairro Tambiá, o muro que divide um condomínio residencial do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, desabou com as chuvas. Moradores estão preocupados que a estrutura do prédio seja comprometida.
No bairro dos Bancários, um muro que estava represando água acabou desabando com a força das chuvas. No Mercado Central, um muro também desabou e deixou feirantes no prejuízo.
O Manaíra Shopping informou que uma área do asfalto cedeu devido ao excesso de água acumulada em uma galeria. A área foi isolada e o incidente não causou nenhum dano físico ou material para colaboradores ou clientes. A equipe de manutenção do shopping já foi acionada para reparar o asfalto. Nenhuma outra parte do estacionamento foi afetada e o shopping continua funcionamento normalmente.

Chuvas provocou desabamento de muro no mercado central de João Pessoa — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
No Mercado Central, um muro desabou numa área de barracas e prejudicou comerciantes. Alguns tiveram perda de mercadoria e produtos. Outros ficaram impossibilitados de trabalhar devido às chuvas intensas. Os próprios trabalhadores tentaram desobstruir o percurso da água que estava com os resíduos do muro. “Precisamos de uma reforma urgente aqui porque as pessoas vivem nesse lugar”, disse uma comerciante em entrevista à TV Cabo Branco.
Um total de 8.124 unidades consumidoras ficou sem energia por causa das chuvas. De acordo com a Energisa, as unidades que tiveram clientes prejudicados ficam em João Pessoa, Santa Rita e Lucena.
Confira a situação do trânsito (até 13h40):
- Três pontos com grande acúmulo de água: Ladeira Mangabeira/Valentina; Av. Sanhauá em frente à Ferroviária e Rua Manoel Lopes de Carvalho, ao lado do Atacadão, No Geisel.
Semáforos apagados
- Av. João Machado x Américo Falcão;
- Av. Pedro II x Tabajaras x Princesa Isabel: falta de energia elétrica;
- R. João R. Alves x Luiz Alves Conserva: travado no vermelho;
- Av. Raniere Mazilli x Napoleão Duré: intermitente;
- Av. Maranhão x Epitácio Pessoa.

Avenida Sanhauá completamente alagada e interditada, nesta sexta-feira, em João Pessoa — Foto: Everaldo Ricardo/Arquivo Pessoal
A fortes chuvas alagaram a linha férrea da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Centro da capital. Devido a isso, a circulação dos trens está parada desde às 8h20 na Grande João Pessoa. Equipes de manutenção da via permanente estão trabalhando em vários pontos de alagamento, porém, devido à chuva contínua, não está sendo possível desobstruir todos os locais. Assim que o nível da água baixar e houver segurança de tráfego, os trens voltarão a operar normalmente.
A circulação de trens já foi retomada entre Mandacaru e Cabedelo e entre João Pessoa e Santa Rita. Até as 12h15, o trecho entre João Pessoa e Mandacaru permanece interditado, sem a circulação dos trens e ainda sem previsão. O trecho entre Mandacaru e Santa Rita ainda permanece bastante alagado, principalmente na esplanada da Estação João Pessoa.

Linha férrea alagada na manhã desta sexta-feira em João Pessoa — Foto: Everaldo Ricardo/CBTU/Arquivo Pessoal
<iframe width=”853″ height=”480″ src=”https://www.youtube.com/embed/Ao3fE7HKy4w” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
G1
Deixe um comentário