segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Demandas da luta das mulheres é discutida durante reunião com prefeito de Patos
Política

Demandas da luta das mulheres é discutida durante reunião com prefeito de Patos

 

Nesta quarta-feira, dia 24, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Samara Oliveira, a vereadora Nadirgerlane Rodrigues e a secretária da Mulher do Município de Patos, Clarice Mesquita, estiveram reunidas com o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) para discutir demandas das mulheres em busca encaminhamentos das ideias que surgiram no decorrer das lutas e encontros.


Samara Oliveira, que faz parte do Movimento de Mulheres Olga Benário, disse que a reunião foi realizada após contato da vereadora Nadirgerlane com o prefeito Nabor Wanderley. Anteriormente, Samara, Nadirgerlane e Clarice Mesquita se encontraram para discutir pautas comuns que haviam necessidade de serem expostas ao próprio prefeito de Patos.


Entre os pontos apresentados ao prefeito Nabor estava a questão do projeto Mutirão do DIU, que vai levar a discussão para mulheres que desejam realizar planejamento familiar, mas encontram dificuldades e falta de informações sobre o Dispositivo Intra-Uterino que é fornecido pelo próprio Sistema Único de Saúde, porém, não é realizada uma campanha de esclarecimento do seu uso contraceptivo. Outra questão é sobre a melhoria do espaço que sedia o Conselho Municipal da Mulher e as atividades congêneres.


Na oportunidade, também foi discutida a possibilidade de implantação da Patrulha Maria da Penha, que visa dar mais segurança às mulheres que estão com medidas protetivas diante de ameaças e agressões. A ideia já acontece em cidades do Brasil, no entanto, vem tendo dificuldade para ser aplicada na cidade de Patos por falta de buscar soluções na Polícia Militar e nos demais segmentos da segurança pública. 


O prefeito Nabor Wanderley, de acordo com Samara, foi muito solícito às demandas apresentadas. Ele vai fazer contato com o Governador João Azevedo para ver a viabilização da Patrulha Maria da Penha por parte do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). Nabor determinou a busca de uma casa mais adequada que pudesse sediar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres e a própria Secretaria da Mulher do Município de Patos.


“A reunião foi maravilhosa…levamos demandas do Conselho, planos de ação que a gente gostaria e demandas da vereadora e de Vanessa Mesquita para ações para serem desenvolvidas para a mulher patoense…acredito que em março a gente pode desenvolver alguns projetos…quero dizer a mulher patoense que estamos na luta e o Conselho é de todas nós…”, relatou Samara.


Jozivan Antero – Patosonline.com

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...