Na sexta-feira de carnaval, 12 de fevereiro, a secretaria municipal de desenvolvimento social e humano (SMDSH) de São Mamede-PB realizou o primeiro ‘Carnaval Social Itinerante’ voltado para o grupo de idosos ‘Saber Viver” do Cras. O grupo é formado por cerca de 60 idosos que recebem assistência por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV).
A ideia era levar alegria carnavalesca para os idosos entregando-lhes um potinho de filhós com mel, mas, a ação ganhou uma dimensão ainda maior e foi um grande sucesso. Nas ruas, além de um mini-trio com músicas carnavalescas, haviam crianças enfeitadas, jovens, adultos e os familiares dos idosos que também aguardavam para ver o “bloco” passar.
O evento foi transmitido ao vivo (live) pelo Facebook da Prefeitura: @prefeituradesaomamede, repercutindo principalmente entre os sãomamedenses que moram em cidades circunvizinhas, ou em Estados mais distantes. De modo que a live atingiu milhares de pessoas, até agora com mais de 7.800 visualizações, além de 87 compartilhamentos e 159 comentários.
Para essa ação, a secretaria contou com o apoio do setor da cultura e artes, bem como das diretorias de comunicação e de transporte. Inclusive, a diretoria de transporte acompanhou todo o percurso do ‘bloco’ com alguns dos novos veículos adquiridos com recursos próprios do Município.
FROTA MUNICIPAL
Essa foi uma oportunidade de a diretoria apresentar parte da frota municipal que atende às demandas das secretarias e estar a serviço da população em geral. Atualmente o município possui mais de 50 veículos, dentre esses, 34 foram adquiridos nos últimos quatro anos da primeira Gestão Umberto Jefferson.
FILHÓS
É uma especialidade gastronômica portuguesa, mas tornou-se comum no Nordeste brasileiro, em especial nas regiões do interior e do Seridó/Sertão. Por aqui, são feitos com farinha de milho, de trigo, ovos e sal; parece um bolinho de chuva servido com mel de rapadura.
Pela tradição, são produzidos para o domingo de entrude, como é chamado o domingo de carnaval. Só que nessa região, nos últimos dez anos, tornou-se comum encontrar os potinhos de filhós nas prateleiras das padarias e bodegas junto com as bolachas “peteca”, broas, e isso em qualquer época do ano.
SMDSH – secretaria municipal de desenvolvimento social e humano
Desde o dia 4 de janeiro de 2021, a SMDSH está sob o comando da secretária Otanilde Trindade de Morais Lima (Niúda Morais), que vem dando continuidade ao trabalho de assistência ao público-alvo dos idosos, crianças e adolescentes, além das gestantes e do público do bolsa família, do criança feliz e das três cozinhas comunitárias.
ASCOM/PMSM
Deixe um comentário