O Blog do Jordan Bezerra teve acesso, com exclusividade, a documentos de investigação contra perfis falsos na rede social Facebook, no município de Catingueira, região metropolitana de Patos. O pedido de investigação foi protocolado pela coligação “Por amor a Catingueira”, encabeçada pelos candidatos Suélio Felix e Patrício Fausto.
Depois do pedido na Justiça Eleitoral, houve uma investigação e, por determinação judicial, o Facebook repassou os dados dos responsáveis pelos perfis Fakes, que se utilizavam das redes para atacar, de forma desonrosa, os candidatos opositores durante o período eleitoral.
Houve a manifestação do Ministério Público Eleitoral da 32ª zona eleitoral, com sede na cidade de Piancó. Foi determinada, então a intimação do Facebook Brasil como da operadora de telefonia TIM para conceder os dados de acesso à Internet e esclarecer e identificar os perfis que estavam agindo de forma irregular nas redes sociais.
Com a determinação da Justiça, ambas atenderam ao pedido e entregaram os dados, sendo possível identificar os proprietários dos perfis. De acordo com os dados, os IPS da rede de Internet utilizada pelos falsários foram entregues à Justiça, bem como os perfis utilizados.
Francisco José de Sousa da Silva era um dos perfis Fakes utilizados para atacar a oposição de forma irregular. Segundo a apuração, alguns nomes foram identificados como donos da linha telefônica utilizada para agir. Josimar Campos de Sousa, Gleidson Barboza da Silva e Sebastião Alcionan Barbosa Pires são três dos nomes indicados pela justiça como proprietários dos Perfis Fakes.
Segue em anexo prints dos documentos cedidos pelo Facebook Brasil e TIM. O Blog do Jordan Bezerra deixa aberto o espaço para possíveis esclarecimentos por parte dos citados nesta matéria.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário