segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Especialista Roberta Trindade analisa situação econômica do Brasil e comenta fala de Bolsonaro
Gerais

Especialista Roberta Trindade analisa situação econômica do Brasil e comenta fala de Bolsonaro

 

O Blog do Jordan Bezerra conversou, nesta sexta-feira (8), com a professora de economia Roberta Trindade para falar sobre a atual situação financeira do país e comentar a fala polêmica do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que afirmou que o país estaria quebrado. Roberta explicou o que poderia estar embasando a fala do presidente e discorreu sobre o cenário econômico.  

 

Segundo a especialista, compreende a fala do presidente, de certa forma, quando ele afirmou que o país está quebrado, porque o comentário é para justificar o fato de ele ser impedido de realizar algumas promessas de campanha por conta da pandemia e também o país tem problemas econômicos que não são de agora.

 

“Ouvimos muito falar sobre a polêmica com a fala do presidente Bolsonaro que afirmou que o país estaria quebrado, e um rebate do ministro da economia, Paulo Guedes, que não concorda com a citação, cada um com a sua justificativa. O presidente voltou atrás, após a polêmica, e um fato que justifica a sua fala, na minha modesta opinião, além do desconhecimento sobre os detalhes em relação à economia do Brasil, é muito mais para justificar a descontinuidade dos programa emergenciais que estão acontecendo e também para justificar a não realização de um ou várias promessas em beneficio da sociedade, a exemplo da ampliação da isenção do Imposto de Renda, que realmente, na justificativa dele, não poderia acontecer porque não pode abrir mão da arrecadação. É importante a gente analisar que o Brasil tem algumas dificuldades sérias de muito tempo, que não são de agora, mas que com a pandemia se evidenciaram, a exemplo dos 14 milhões de desempregados, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, e depois da pandemia a informalidade cresceu ainda mais. Então são dificuldades que a economia já tem e já vive ao longo do tempo”, explanou a economista.

 

Roberta explicou ainda que o país precisará criar estímulos para que a economia volte a crescer após o período de pandemia, mas disse que é comum que isso ocorra, pois vários fatores influenciam para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país.

 

“Com essa questão da pandemia, alguns elementos realmente preocupam, a exemplo do nível de investimentos externos, de outros investidores, no Brasil, em virtude da desconfiança na economia ou da falta de credibilidade, e também para cumprir essa condição emergencial de apoio à pandemia, o governo precisou vender mais títulos, e isso eleva, de certa forma, o crescimento da dívida pública, porque ele vai ter que pagar com juros no período que vence esses títulos. Mas são mecanismos que a economia já vive cotidianamente. Não é muito fácil para as pessoas de leitura comum entenderem os detalhes da economia, pois é uma ciência específica, de certa forma complicada, porque um indicador influencia outro indicador, a exemplo do desemprego que influencia na capacidade de renda, que influencia no consumo, e depois da pandemia a economia precisa crescer, e vai precisar de estímulos, reformas básicas”, explicou a especialista.

 

Para ouvir a entrevista na íntegra, ouça o áudio da especialista abaixo e entenda a opinião com base nos fatos da atualidade econômica do país.

 

Blog do Jordan Bezerra | Entrevista

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...