segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Três pacientes serão transplantados após primeira doação de órgãos na Paraíba em 2021
Gerais

Três pacientes serão transplantados após primeira doação de órgãos na Paraíba em 2021

 

O Hospital de Trauma de Campina Grande realizou na manhã de hoje (3) a primeira doação de órgãos na Paraíba em 2021. O doador foi um jovem de 17 anos, vítima de um acidente de moto em Campina Grande. Foram doados o fígado e os dois rins.


O paciente que receberá o fígado tem 42 anos e é natural de Maceió, em Alagoas. Ele está internado em um Hospital particular de João Pessoa, capital paraibana.


O rim direito será encaminhado para um paciente de 14 anos, no estado da Bahia. E o rim esquerdo será encaminhado para São Paulo. O receptor é uma criança de sete anos de idade.


Em conversa com o Portal T5, o Secretário de Saúde da Paraíba comentou sobre a primeira doação de órgãos na Paraíba em 2021 e disse que a doação “reflete a continuidade das ações que contribuiram para a Paraíba receber no ano de 2020 o título de destaque em doação de órgão e tecidos no Brasil”.


De acordo com o Geraldo Medeiros, em um ano e meio, a Paraíba realizou 57 transplantes de rins, 37 de fígado, 4 transplantes de medula ósea e 4 de coração.


Por conta da pandemia, houve uma interrupção no processo de doação de órgãos por três meses, e recomeçou em um rítimo menor. O Secretário de Saúde do Estado pontuou que o processo de doação de órgãos “está gradativamente voltando ao rítimo anerior e brevemente, com a chegada da vacina e o controle e a conteção da pandemia, nós teremos neste ano de 2021 a probabilidade de mantermos o mesmo rítimo de 2020 de doação de órgão de transplantes”.


Geraldo Medeiros falou sobre a importância da doação de órgão e afirmou: “é preciso que as pessoas em vida manifestem aos seus familiares o desejo de doar os seus órgãos na eventualidade da morte encefálica pelos médicos”.

O Secretário de Saúde da Paraíba diz que “somente assim, nós poderemos ter doadores e consequentemente receptores. Propiciando aos paraibanos que estão em uma fila de espera por órgãos receberem esses órgãos, determinando salvar a vida de até seis pessoas”, concluiu.


Fonte:Portal T5

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...