O cidadão de Itaporanga está preocupado com a educação do município. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (15), pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007, é responsável por medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é calculado levando em consideração a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Em Itaporanga, maior cidade do Vale do Piancó, conforme demonstra o quadro em referência ao 5°ano, há quase quatro anos a meta não é atingida, o que traduz um descaso da gestão pública, na liderança do prefeito Divaldo, com estudantes, familiares e com toda a comunidade escolar.
No município, o ápice de crescimento se deu na gestão do ex-prefeito Aldiberg Alves, quando encontrou a educação com uma média abaixo de (4.0) e a elevou para consideráveis (4.6), ficando acima da meta estabelecida pelo Inep.
De acordo com com os dados, o município de Itaporanga não atinge meta do IDEB considerando a avaliação do 5º Ano.
O ex-prefeito e professor Berguim lamentou o resultado do IDEB, na Rainha do Vale.
“A educação precisa de zelo, de cuidado, de investimentos, pois ela define o futuro de gerações, o futuro de toda uma população. Brincar com o sistema educacional é corroborar com o caos no nosso município. Itaporanga carece de pessoas comprometidas com a educação, com a saúde, com a segurança, com o povo”, afirmou Berguim.
Berguim, como é mais conhecido, é pré-candidato a prefeito da cidade, encabeçando o grupo das oposições (PDT, Republicanos, Solidariedade, PT, PTB) juntamente com a pré-candidata a vice-prefeita, a jovem e talentosa médica Luywka Tolentino.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário