O jornalista e pesquisador Genival Júnior, foi entrevistado nesta quinta-feira, 6, no programa A Hora do Muído apresentado pelo jornalista Jamerson Ferreira, no Facebook.
Genival, que trabalha com pesquisa de opinião pública e é responsável pelo Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, avaliou diversos pontos concernentes a campanha eleitoral de 2020, em Patos, tanto para prefeito quanto para vereador. Genival é muito preciso nas suas avalições e pesquisas, por isso foi intitulado pelo jornalista Wandecy Medeiros como: ‘PROFETA DAS ELEIÇÕES’ de Patos.
Segundo Genival Junior, a campanha terá um perfil bastante disputado, com a possibilidade de três candidatos competitivos disputando a prefeitura, além de candidaturas alternativas no processo político.
“Certamente teremos uma campanha acirrada, com expectativa de vitória inferior a 3.000 votos, mas com a possibilidade de um maior distanciamento para o terceiro colocado na corrida eleitoral”, analisou.
Em relação a disputa proporcional, o pesquisador destacou a necessidade dos partidos alcançarem o cociente eleitoral, e afirmou ser difícil a eleição de algum representante no cálculo das sobras com menos de 75% desse quantitativo no cálculo das médias partidárias.
“Os partidos precisam se preocupar em atingir o cociente eleitoral, para não correr riscos. As vagas remanescentes, ou as sobras, só deverão ser preenchidas com uma votação média correspondente a pelo menos 75% do cociente eleitoral. Do contrário, os votos serão insuficientes para garantir a vaga”, explicou Genival Junior.
Genival também destacou o crescimento do eleitorado de Patos nos últimos quatro anos, que alcançou 63.933 eleitores em 2020.
A expectativa segundo ele, é que o número de votos válidos tenha uma variação de 53 a 54 mil sufrágios, uma vez que a soma de votos brancos, nulos e abstenções deve figurar entre 15% e 17% nas eleições desse ano.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário