Segundo o Ministério Público da Paraíba, há Indícios fortes de sobrepreços nas compras de insumos para o combate à Covid-19, que variam de 131% a 491% em prefeituras do Sertão da Paraíba.
Parte da imprensa patoense estava questionando alguns investimentos, no que tange aos gastos com a Covid-19 no município.
No caso de Patos, o documento aponta indícios de sobrepreços na compra de álcool em gel com reservatório de 5 litros. O produto teria sido comprado pela prefeitura por R$ 200,00, quando o valor médio das cotações identificadas nas plataformas de órgãos públicos é de R$ 78,88. Segundo o MP, os indícios são de um sobrepreço de 153,54%.
O Blog do Jordan Bezerra conversou com o prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), na noite desta sexta-feira (19), que explicou a investigação do MPPB, sobre as compras para enfrentamento da Covid-19.
“De fato compramos álcool em gel o litro por 40 reais, porque não tinha no mercado, mas hoje já compramos por 14 reais, ainda está caro para realidade, mas vivemos uma pandemia da Covid-19, onde as empresas superfaturam os preços de todos os insumos da saúde, infelizmente”, afirmou o gestor.
Para Dr. Ivanes, essa disparidade dos preços aconteceram no auge da doença, visto que todos procuravam os insumos. Um exemplo disto é que antes da Pandemia uma máscara usada pelo pessoal da saúde custava 2 reais, depois chegou a 53 reais como o governo do estado comprou. Já o município comprou por 33, e hoje é em torno de 15 reais. O município ficou entre a cruz e a espada, pois tinha o dinheiro, mas não encontrava no mercado os insumos e os produtos para o combate a Covid-19. Foi um desafio enorme para todos os municípios no Brasil.
Por fim, o prefeito disse que o município já entregou mais de 30 mil máscaras e disponibilizou também os EPIS pra o pessoal da saúde. Comprou medicamentos e insumos para o município.
Ampliação da UPA do Campo da Liga
Segundo Dr. Ivanes, a boa notícia é a ampliação da UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA-24h), conhecida popularmente de UPA do Campo da Liga.
De acordo com o gestor, semana que vem será entregue 6 leitos e em 15 dias mais 14, totalizando 20 leitos para tratamento da COVID-19.
O prefeito interino afirmou que o deputado Hugo Motta (Republicanos) está conseguindo 4 respiradores mecânicos para serem instalados na UPA, algo que será de grande importância para o município de Patos, no enfrentamento da COVID-19.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário