Quantas pessoas foram demitidas de seus empregos no Brasil nos primeiros meses de 2020? Não sabemos.
A divulgação dos dados oficiais que mostram a quantidade de novas contratações e demissões no país foi suspensa pelo Ministério da Economia. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes aos meses de janeiro a abril ainda não foram divulgados.
É o Caged que mostra o chamado saldo de emprego formal — ou seja, indica se o Brasil criou novos postos de emprego com carteira assinada naquele mês ou se encerrou vagas. A falta desses dados se torna um problema maior, segundo especialistas, diante da crise gerada pelo coronavírus e a necessidade de formular políticas para combatê-la.
O secretário do Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, disse à BBC News Brasil que o governo pretende divulgar em maio os dados do Caged desde o início do ano. Segundo o ministério, foi a falta de prestação de informações pelas empresas, em meio a uma mudança de sistemas, que tornou inviável a publicação dos dados.
Esse dado é importante para guiar políticas públicas de trabalho e emprego e para mostrar ao mercado financeiro e à população quão aquecido está o mercado de trabalho formal, inclusive com divisões por setores, regiões do país e perfil dos trabalhadores.
No Caged, a base de dados é compilada a partir da prestação de informação dos próprios empregadores ao governo. São as empresas que informam ao governo se abriram ou fecharam vagas de trabalho e os dados desse contrato, como o salário de admissão.
Épocanegocios.globo.com
Deixe um comentário