O Blog do Jordan Bezerra entrevistou a jornalista e escritor Laryssa Cristiny Moraes para conversar sobre diversos assuntos relacionados à Literatura, entre eles tratar sobre atividades para desenvolver neste período de quarentena do Covid-19.
Laryssa falou um pouco sobre sua origem e de seu carinho pela cidade de Patos, Paraíba: “Eu nasci em Fortaleza, mas moro aqui a muito tempo, então já me considero Patoense. […] minha carreira de escritora começou aqui e todos os meus projetos foram aqui”.
Laryssa é autora de dois livros solos O Mistério da Taça de Cristal e Mais Semanas do que Posso Contar, bem como de várias coletâneas.
“Pra mim é gratificante, uma parte da minha vida que objetivo cada vez mais longe. Quero entrar no mundo dos livros e fazer com que as pessoas conheçam esse mundo”.
FALTA DE INCENTIVO
Quando perguntada sobre a dificuldade de escrever no Brasil, a escritora comentou sobre a FUNDAP na antiga gestão, com o Galpão Cultural e eventos mensais, a autora comentou como esses investimentos desapareceram na cidade.
“Eu sinto muito falta de incentivos na cidade com relação aos livros. A gente vê alguns lugares que tem aqui em Patos sobre livros, como por exemplo a livraria Nobel, que ainda incentiva e faz palestras, mas é muito difícil, em uma cidade com mais de cem mil habitantes não ter incentivos à leitura. A gente ainda esbarra na dificuldade que as pessoas tem de ler e se interessar por livros e isso acaba podando o escritor”.
Laryssa elogiou o lançamento do livro Antologia da Poesia do Sertão, que não possuía orçamento suficiente para vender, e como a confraria dos Bibliófilos se juntou para não deixar essa publicação morrer, produzindo apenas 5 cópias para cada participante.
“O livro é caro de se produzir, até mesmo o ebook é caro. Então se as pessoas não resgatarem esse sentimento, esse amor pelos livros, eles vão morrer. É nossa responsabilidade resgatar a leitura e a cultura na vida das pessoas”.
Sobre o Livro Mais Semanas do que Posso Contar, Laryssa contou como foi a experiência de publicação e lançamentos pelo Brasil: “Esse livro é muito especial para mim, através dele podemos ajudar várias crianças com Microcefalia, porque além do livro contar a história delas, todo lucro é doado para essas crianças. Estamos juntando todo esse dinheiro em uma conta separada só pra ele, para que quando todas as cópias esgotarem dessa primeira impressão, doarmos esse dinheiro para instituições que apoiam as crianças e suas famílias”.
“Levar o livro para a Bienal do Rio de Janeiro foi a realização de um sonho. Nunca havia ido a uma Bienal e a primeira vez já foi como escritora. Tive a oportunidade de presentear a Fátima Bernardes com o livro no programa dela na Globo. O livro também chegou nas mãos do Maurício de Sousa, através do Editor da Turma da Mônica, Sidney Gusman, que também ganhou um livro e seguimos mantendo contato”.
Com exclusividade para o Blog do Jordan Bezerra, Laryssa anunciou que o livro estará na Bienal de São Paulo, se ela não for adiada por causa da Pandemia. “Todos os eventos que havíamos marcado para o livro esse ano foram cancelados, mas a Bienal ainda não se pronunciou. Se Deus quiser será tão boa quanto a do Rio de Janeiro”. A 26º Bienal de São Paulo está prevista para os dias 30 de outubro a 08 de novembro de 2020.
QUARENTENA
Quanto à quarentena, a jornalista mencionou acompanhar os chamados “Bookstagrans” perfis no Instagram dedicados a livros e percebe que é uma comunidade em crescimento. “Realmente as pessoas estão encontrando uma saída nos livros, quem está impedido de trabalhar. A literatura é muito importante para focar e fazer a mente se abrir, e aguentar um período como esse”. “Muita gente que mora em cidades grande e não tem a família perto está realmente só e os livros são ótimos para ajudar nossa saúde mental”.
Laryssa deu várias dicas de leitura para esse período de quarentena, como fazer uma leitura conjunta através do Whatsapp. Segundo ela, o perfil @desaniversarios no Instagram organiza várias.
“Pra quem escreve tem uma plataforma mundo boa, que é o NanoWrimo, é uma plataforma que incentiva a escrever uma quantidade determinada de caracteres por dia, ao final o participante ganha um certificado”, explicou dessa vez sobre a escrita.
CONCURSO DE DESENHO
Desde do dia 6 de abril a escritora lançou em seu Instagram (@laryssacristinymoraes) um CONCURSO CULTURAL DE DESENHO, em comemoração aos seus 5 mil seguidores na plataforma. Para participar basta apenas fazer um desenho livre da protagonista do Livro O Mistério da Taça de Cristal e enviar pelo direct da autora: “Dá pra desenhar mesmo sem ter lido o livro, porque na legenda da foto oficial tem todas as características da personagem. O vencedor ganha um livro autografado entregue em casa, desde que ele more no Brasil”.
PROJETOS FUTUROS
Sobre suas futuras obras, Laryssa falou estar focando em Concursos Literários diversos, mas que passada a pandemia pensa em produzir uma continuação do livro Mais Semanas voltada ao autismo como parte do seu trabalho de Mestrado em Literatura.
ONDE ADQUIRIR OS LIVROS DA AUTORA:
AUTOGRAFADOS: Direct dos Instagrans @maissemanas, @omisteriodatacadecristal e @laryssacristinymoraes
https://www.instagram.com/laryssacristinymoraes/?hl=pt-br
Através do E-mail: [email protected]
LOJAS:
Livraria Nobel Guedes Shopping
Rua Dr. Pedro Firmino, 470, 1o. Piso – Centro, Patos – PB, 58700-070
https://www.instagram.com/livrarianobel_patos/?hl=pt-br
CHIADO BOOKS
TRAVESSA
MARTINS PENA
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário