segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Bolsonaro avalia procurar STF para discutir flexibilização do isolamento
Política

Bolsonaro avalia procurar STF para discutir flexibilização do isolamento

 

 

Sem clima no Congresso Nacional para emplacar mudanças no isolamento social durante a pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro e seus auxiliares avaliam que é preciso buscar um entendimento com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar que medidas do Executivo sejam barradas judicialmente.

 


A nova aposta do governo é convencer ministros da corte de que o quadro do vírus não é tão “alarmista” como lhes foi exposto pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique mandetta, durante sua gestão.

 


A ideia dos governistas é que o ministro da Advocacia-Geral da União organize uma conversa do novo ministro Melson Teich, com o presidente do STF, Dias Toffoli, que, desde o início do governo Bolsonaro, tem se aproximado do presidente.

 


Bolsonaro sabe que qualquer medida do Executivo contra o isolamento, que relaxe o confinamento, será derrubada no Congresso. A cúpula do Congresso já manifestou mais de uma vez ser contra as atitudes do presidente durante a pandemia, desde pronunciamento contra o isolamento a sair às ruas sem proteção e provocando aglomerações, contrariando normas técnicas.

 


Além disso, está cada vez pior a relação de Bolsonaro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

 


Já no STF, governistas acreditam que o ambiente pode ser “trabalhado” se conseguirem reverter o “cenário” que foi apresentado aos ministros pelo ex-ministro Mandetta. Por isso, querem que o novo ministro da Saúde leve aos integrantes da corte um cenário “sem histeria”.

 


Só assim, acreditam palacianos, o presidente poderá tomar alguma decisão executiva — por exemplo, ampliar lista de atividades essenciais, o que obrigatoriamente abriria mais o comércio, como ele quer — sem saber de imediato que será barrado pela Justiça.

 


O STF, contudo, tem deixado claro que é contra a linha do presidente e proibiu Bolsonaro, por exemplo, de derrubar medidas dos governadores e prefeitos a respeito do isolamento.

 

 

Globo

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...