O Projeto de Lei da mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Luzia-PB, que trata do reajuste dos salários de vereadores, prefeito, vice, secretários e procurador foi aprovado em segunda votação durante a sessão extraordinária desta quarta feira (4). O novo reajuste dos parlamentares foi de 33% e, entra em vigor a partir de 2021.Apesar dos apelos feitos por parte da população da imprensa, os parlamentares mantiveram seus votos e aumentaram seus salários. Alguns vereadores alegaram que os subsídios estavam congelados deste o ano de 2012, , ou seja, há 8 anos e, por isso tinha que haver esse aumento nesse patamar exagerado de 33%.
A polêmica do reajuste dos salários dos vereadores Santa Luzia foi destaque na imprensa estadual no Programa, o POVO NA TV, de Erly Fernandes da TV- Tambaú. Erly chegou a dizer: “o aumento de 33% poder ser legal, mas é imoral”.
Alguns vereadores rebateram as criticas em redes sociais e na imprensa, disseram que faltou esclarecimentos, pois os salários estavam ‘congelados’ por 8 anos. Outro parlamentar classificou que o vereador ganha pouco, pois todo dia têm 5 ou 6 pessoas pedindo ajuda na sua porta, uma cultura antiga no município, “aí de quem não ajudar”.
Casa legislativa Francisco Seráphico Nóbrega estava quase repleta de pessoas para acompanhar a votação, mesmo assim, vereadores ratificaram a votação e anterior e por 7 a favor e 2 votos contra o projeto foi aprovado. Veja como votaram os vereadores de Santa Luzia; Félix Júnior (MDB), Teresa (PSDB), Hominho (MDB), Baita (DEM), Rodrigo (PSDB), Daniel (DEM) Petrônio (PSDB). Já dois vereadores votaram contra o aumento, são eles: Netto Lima (MDB) e Neto da Barra. O vereador Tiago não compareceu na primeira à sessão. Agora, o projeto de lei vai para o prefeito Zezé (MDB) sancionar ou vetar.
Veja como ficou o aumento para 2021, prefeito receberá um salário de 18.700 reais, o vice-prefeito 9.350,00 reais, cada vereador receberá cerca de 8.000,00 reais, exceto o presidente da Câmara que terá seu salário fixado em 10.400,00 reais e um secretário municipal como também o procurador do município terão um salário de 5.720,00 reais. O presidente da Câmara informou que existe a possibilidade dos agentes políticos não receberem o reajuste em 2021, devido à previsão de receita do município, a prefeitura é responsável em repassar o duodécimo dos recursos para a Câmara.O povo é soberano no processo democrático e, portanto, dia 04 de outubro de 2020, terá o poder de escolher seu representante na Câmara Municipal de Santa Luzia.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário