Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) aponta que 11% dos brasileiros já perderam dinheiro com algum esquema de investimentos fraudulentos. Entre eles, mais da metade (62%) contam que não conseguiram recuperar o valor perdido.
Entre os golpes, o mais comum é o esquema de pirâmide, citado por 55% dos consumidores que dizem já ter sido vítimas de algum tipo de fraude em investimentos.
O levantamento foi feito com mais de 900 pessoas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Outra fraude que os consumidores também relataram à pesquisa foi golpe de seguradora, em que supostamente o investidor receberia uma determinada quantia mediante pagamento de taxas e/ou despesas. Esse problema atingiu 19% dos entrevistados.
Além disso, 16% contam que foram vítimas de golpe das ações ou fundos antigos de aposentadoria esquecidos, com exigência de pagamento antecipado de supostas taxas e/ou despesas.
No Espírito Santo, uma mulher foi vítima ao cair no golpe de obter lucro fácil em pouco tempo. Segundo ela, um religioso prometeu transformar R$ 10 mil em R$ 60 mil em seis meses. No entanto, ela não teve nenhum rendimento e, quando pediu seu dinheiro de volta, não recebeu nada. O caso está sob investigação da polícia de Cariacica.
“Pirâmide financeira, falsos fundos e fraudes envolvendo investimentos sempre começam com a promessa de altos ganhos de dinheiro rápido e fácil. E esses ganhos costumam ser bem acima da média das aplicações e investimentos tradicionais”, disse em nota o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.
Globo
Deixe um comentário