segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Policial Defesa de Ricardo Coutinho pede que processo seja suspenso por falta de documentos
Policial

Defesa de Ricardo Coutinho pede que processo seja suspenso por falta de documentos

 

A defesa do ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho enviou, nesta sexta-feira (31), um pedido de documentos ao Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. O pedido tem a finalidade de obter documentos citados pelo Ministério Público, quanto a acusção contra Ricardo. Na peça, os advogados solicitam que o processo seja suspenso até que as provas documentais possam estár disponibilizadas aos acusados.


O ex-governador é apontado pelo MP-PB como comandante de uma quadrilha criminosa responsável pelo desvio de dinheiro público, foi preso em 19 de dezembro de 2019, ao desembarcar no aeroporto internacional de Natal e solto no dia 22 de dezembro, com um Harbeas Corpus concedido pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça.


O magistrado entendeu que não foram julgados todos os requisitos necessários para decretar a prisão preventiva de Coutinho.


A peça assinada pelo advogado Rafael Carneiro aponta que, ao sustentar a acusação de “organização criminosa”, o MP faz menção a uma enorme quantidade de provas documentais, mas deixou de juntar tais documentos aos autos do processo inviabilizando a abertura do prazo de defesa técnica.


À ConJur, Carneiro afirma que a denúncia se baseia em delações e documentos que não foram juntados aos autos. “Até de boa-fé e buscando que o Judiciário da Paraíba faça um controle melhor do processo fizemos essa manifestação”, diz.


Para Carneiro, não ter acesso ao conteúdo probatório citado na denúncia é só um dos problemas do processo. “Foi decretada prisão preventiva baseada em delações. O caso é claramente é de competência do Justiça Eleitoral e até agora o TJ-PB vem processando a demanda sendo incompetente para isso”, explica o advogado.


O documento cita a Súmula Vinculante 14 do Supremo Tribunal Federal, que garante aos denunciados amplo acesso aos meios de prova. Por fim, os advogados de Coutinho pedem a suspensão do processo até que seja disponibilizado à defesa a integra do material probatório.

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Com informações, Parlamentopb

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Polícia Militar conclui policiamento em eventos festivos dentro da Operação Carnaval na área do 3º BPM

  A Polícia Militar está encerrando nesta terça-feira, os eventos festivos na...

Adolescente é apreendido após esfaquear jovem durante confusão em bloco carnavalesco em Patos

  A noite deste domingo (2) foi marcada por violência durante a...