O Blog do Jordan Bezerra entrevistou o prefeito interino de Patos, Dr. Ivanes Lacerda, na tarde desta quarta-feira, dia 4 de dezembro, que fez uma avaliação de seus 100 dias à frente da prefeitura. Na oportunidade, ele discorreu sobre temas pertinentes a exemplo de sua relação com o Poder Legislativo municipal; obras estruturantes como aterro sanitário, aeroporto, teatro; a dívida atual do município; problemas na saúde, entre outros assuntos.
A reportagem do Blog do Jordan Bezerra questionou ao prefeito se havia algum arrependimento em ter assumido a gestão em meio à situação de caos encontrada na prefeitura de Patos. Ele disse que tem prazer no que faz.
“Jamais. Não existe nenhum arrependimento em ter assumido a prefeitura de Patos. Esse sentimento é substituído pela coragem, vontade e determinação em trabalhar pelo município de Patos. Ser prefeito de uma cidade do porte de Patos significa ter sempre momentos de tensão, situações de difíceis locuções, contrariando interesses, mas enfrentamos numa boa. É normal”, declarou o parlamentar.
Dr. Ivanes tratou das famosas obras estruturantes da cidade de Patos. Umas paradas, algumas a serem iniciadas, outras ainda no papel, mas o discurso não é diferente dos prefeitos anteriores: a gestão está trabalhando para executar e finalizar tais obras.
“Nós assinamos um termo sobre o Lixão com a procuradoria Geral de Justiça nos comprometendo não cometer mais o crime ambiental que a prefeitura de Patos comete há mais de 100 anos que é jogar lixo a céu aberto, no prazo de um ano para acabar com esta ação criminosa. Com relação ao Centro de Zoonoses ele já foi licitado, é uma obra no valor de mais de 2 milhões de reais, que está em processo burocrático, mas deve ser iniciada em breve. Já sobre o Aeroporto Municipal, nós fizemos a nossa parte, é a maior obra do município de Patos, no valor de 35 milhões, e será executada pela União. Nós já editamos o decreto para fins de desapropriação. O Teatro Municipal está em andamento, e parte do telhado está sendo montada. A segunda etapa, que contempla iluminação, cadeiras, sonorização, e custará aproximadamente 3 milhões para concluir. Tivemos ainda a visita de um engenheiro técnico do Ministério da Cultura, que veio nos auxiliar, e isso é motivo de orgulho”, explicou Dr. Ivanes.
Sobre a Saúde, Dr. Ivanes vem sendo cobrado com veemência da população pelas ameaças de encerramento dos serviços da UPA e pelo fechamento do PA Maria Marques. Ele explicou os motivos e reforçou a necessidade do apoio dos governos estadual e federal.
“O Pronto-atendimento Maria Marques, no Jatobá, foi interditado por inconformidades e falhas estruturais, na visão do Ministério Público e pela Vigilância Sanitária, e nós estamos corrigindo essas falhas, estamos construindo uma central de Esterilização, e dentro de 15 dias provavelmente estará pronta. Sobre a Unidade de Pronto-atendimento (UPA), é nossa maior dificuldade, pois é de manutenção cara. A UPA de Princesa Izabel o Estado assume 100%, mas a de Patos nós temos maior responsabilidade, e estamos procurando apoio junto aos deputados e ao governo, onde temos emenda de custeio do Deputado Hugo Motta, Pedro Cunha Lima e de Julian Lemos. O ideal seria que a OS que administra os Hospitais e a Maternidade cuidasse também da UPA, pois sai muito caro para o município. Seria um aditivo que não custa quase nada, apenas um acréscimo. Vamos conversar com o governo estadual sobre essa possibilidade”, declarou Ivanes Lacerda.
Patos vive uma crise sem precedentes atualmente, e isso se deu devido ao acúmulo de contas das gestões anteriores. Sobre isso, Dr. Ivanes assegurou que irá honrar as dívidas processadas do município, desde que haja negociações dos valores.
“Nós temos aproximadamente 70 ou 80 milhões de reais a pagar da prefeitura de Patos, processados, sem contar com os não processados, mas estamos cancelando alguns empenhos para que haja um equilíbrio financeiro em Patos. A prefeitura deve a fornecedores de gestões anteriores e nós não iremos dar calotes, iremos assumir, mas também queremos negociar esses valores e assim iremos honrar. Mas estamos trabalhando, buscando arrecadar mais, para que com isso possamos cumprir com os nossos compromissos”, justificou o prefeito interino.
Sobre a relação com a Câmara de Vereadores de Patos, Dr. Ivanes negou eu haja rompimento ou dificuldade no relacionamento, e reafirmou que há harmonia: “Estamos muito bem. Eu venho e conheço muito bem o Poder Legislativo. Conheço a todos e temos harmonia, e isso não significa que não existe oposição, o que é natural da política”, argumentou o prefeito interino.
Já sobre as polêmicas com as vereadoras Lucinha Peixoto e Edjane Araújo ele negou que haja atrito: “Elas colaboram com o governo, mas cada um tem o seu perfil de atuação, e nisso eu não posso interferir. Tenho profundo respeito por cada vereador daquela casa”, disse Dr. Ivanes.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário