Quem teve honra de vivenciar a festa do Jubileu de Prata de Padre José Ronaldo Marques da Costa, na noite desta segunda-feira (18), na paróquia de Santo Antônio, em Piancó saiu com a certeza que Deus ágil fortemente na celebração.
Uma celebração belíssima que encantou a cerca de mil pessoas presentes na Santa Missa, vindas de inúmeras paróquias da Diocese de Patos. Padre Ronaldo demonstrou o quanto é querido e respeitado pelo povo de Deus, pelo seu clero e até por outras dioceses como Campina, Cajazeiras, Alagoas. Ao todo, foram 30 padres que concelebraram com padre Ronaldo, além de diáconos, religiosos e religiosas.
O Blog do Jordan Bezerra esteve presente ao evento dos 25 anos de vida sacerdotal de Padre Ronaldo. Como diz a religiosa e catequista irmã Lígia da Diocese de Caruaru-PE: “Não basta viver, tem que celebrar”. Foi justamente o que Padre Ronaldo e a Diocese de Patos fizeram e celebraram com dignidade. “Alegrai-vos com os que se alegram”, como: diz em Romanos 12:15.
A reportagem conversou com o Padre Ronaldo, que expressou o seu sentimento em estar celebrando o jubileu de prata de sua missão sacerdotal.
“O sentimento é de profunda alegria e de gratidão a Deus por me ter chamado desde o ventre de minha mãe para ser sacerdote de sua igreja, da igreja de Jesus Cristo. Apesar de minha fragilidade, de minhas limitações, me chamou e me escolheu e me enviou. Deus se serve de instrumentos frágeis para construir o seu reino, como disse o Papa Bento XVI”, declarou o sacerdote.
Na belíssima homilia, realizada por Pe. Elias Ramalho, ele destacou a condição que Jesus impôs para quem quer segui-lo: Amá-lo.
“Portanto, essa é a condição determinante para seguir Jesus, é amá-lo. Só no amor poderei assumir o ministério na condução do povo de Deus, para ensinar, exortar e santificar, sobretudo com testemunho”, afirmou o sacerdote.
Ainda disse que Pe. Ronaldo é exemplo de servo para os irmãos no sacerdócio e para Igreja de Cristo.
“Hoje aqui, Pe. Ronaldo sua presença entre todos nós, é motivo de muita alegria, jubilo. Pois, és um exemplo de servo de Deus, para seus irmãos no sacerdócio e para Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Prova disto, é a demonstração do povo de Deus aqui, vindos das paróquias, onde, o senhor trabalhou e, deixou saudades, lembranças, deixou rasto de Deus nas vidas do povo. Esse é verdadeiro o significado de sermos servos de Jesus, deixar que vontade de Deus prevaleça e não a nossa, é isso que Pe. Ronaldo tem feito em seus 25 anos de vida consagrada a Deus e a Igreja”, disse Pe. Elias.
Por fim, Pe. Elias lembrou que os chamados por Deus para serem sacerdotes não é: “para se dá bem, mas sim fazer o bem”. Citou que existe uma categoria que se diz cristão, mas não imita as ideias e normas de Jesus, são falsos cristãos. Como dizia o Papa Leão Magno I, que governou a Igreja no período (440-461) “Que adianta carregar o nome de cristão e não imitar o Cristo”.
O aniversariante Padre Ronaldo proferiu algumas palavras: Seu lema: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós” (Jo 15:16). Pe. Ronaldo primeiramente rendeu graças a Deus pela sua caminhada de 25 anos. Depois agradeceu a sua Diocese de Patos e seus irmãos no presbitério, sua família, de modo especial seus pais; seu Antônio e dona Neves, que moram no céu. Agradeceu a todos seus paroquianos trabalharam com afinco e zelo para realização do evento. Por fim, agradeceu todo o povo de Deus e modo especial, todos paroquianos que vieram de outras paróquias que ele trabalhou.
O Blog do Jordan Bezerra conversou com representantes das paróquias de Santa Terezinha, Taperoá, Piancó, Junco do Seridó, Malta, Paróquia de São Sebastião e Catedral de Patos onde Pe. Ronaldo fez missão, além de ouvir os padres Elias Ramalho, Pároco em Santa Luzia; e padre Adailton Pedro, coordenador presbiteral da Diocese de Patos-PB.
Veja na reportagem especial:
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário