A Igreja Ação Evangélica (ACEV) e a ONG ACEV Social, há mais de 80 anos presentes no Nordeste brasileiro se preocupando com problemas sociais e ambientais, lamenta profundamente a situação na qual se encontra o litoral do Nordeste, afetado pelas manchas de óleo provocadas pelo vazamento de uma suposta empresa petrolífera, fato ainda em investigação. Tendo em vista a nossa preocupação, solicitamos das autoridades, por meio dos órgãos públicos e dos governantes, a mobilização urgente em prol da causa.
Como mobilizadores sociais que estimulam o desenvolvimento responsável e sem agressão ao meio ambiente, repudiamos toda e qualquer outra forma irresponsável de exploração dos recursos naturais que exponha à riscos a biodiversidade do planeta nos seus diferentes ecossistemas.
É preciso ação do Poder Público para controlar, reverter e prevenir que situações como essa possam continuar prejudicando o hábitat natural de inúmeras vidas marinhas. As ações precisam ser imediatas e concretas, não se pode deixar para amanhã o que podemos perder permanentemente hoje pela ação humana irresponsável, e que ainda é negligente para reparar os danos que o próprio causou. Cobramos aqui sanções mais severas e mecanismos de fiscalização mais eficazes.
Os investimentos na área ambiental não devem ser poupados, tendo em vista que estão ligados diretamente à saúde e bem-estar da população, à geração de renda, ao desenvolvimento do ecoturismo e social. Milhares de pequenos trabalhadores que têm na pesca o seu sustento já sofrem as consequências da contaminação do óleo. É preciso impedir que isso volte a acontecer e agir agora!
O aquecimento global existe, as suas consequências são reais e podem se tornar piores se continuarmos a seguir esse caminho sem volta da poluição das nossas matas, rios e oceanos. Não podemos permitir que o Brasil acabe em meio às chamas, lama e ao óleo.
Somos uma Igreja Ecocidadã, que se preocupa com o bem-estar espiritual, físico e socioemocional das pessoas, seja elas cristãs ou não. Agimos em defesa de todos os oprimidos, e por isso não podemos nos calar diante dessa situação lastimável.
JOHN PHILIP MEDCRAFT
PASTOR PRESIDENTE DA AÇÃO EVANGÉLICA/ ACEV SOCIAL
Deixe um comentário