segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Cartórios passarão a emitir documentos de identificação, na Paraíba
Gerais

Cartórios passarão a emitir documentos de identificação, na Paraíba

 

 

Os cartórios de Registro Civil da Paraíba passarão a expedir carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de trabalho e CPF e essa foi a principal inovação tratada durante o III Seminário Paraibano de Registro Civil das Pessoas Naturais.

 


O evento foi realizado pela Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais da Paraíba (Arpen-PB), com apoio da Corregedoria-Geral de Justiça e do Tribunal de Justiça da Paraíba, nesta sexta-feira (4), no auditório do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa.

 


“A ideia é haver uma confluência de identificação de registro civil, com expedição mais rápida de vários documentos fundamentais na vida de qualquer cidadão”, comentou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Murilo.

 


O corregedor-geral de Justiça disse que o Seminário conseguiu reunir a classe dos registradores civis com o objetivo também de discutir as experiências de cada um, inclusive nacionais.

 


“Essa metodologia de trabalho está em total harmonia com a nova visão que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está implementando para o serviço registral no país. Nós estamos saindo daquela situação de registros em livros, para a informatização do serviço registral”, destacou Romero Marcelo, que proferiu a palestra “A relação CNJ, CGJ estaduais e Serviços Extrajudiciais”.

 


Já o presidente da Arpen-PB, Manfredo Goes Vieira de Melo, destacou  que a partir de agora os registradores poderão conveniar com instituições públicas para fornecimento dessa documentação.

 


“Tratamos dos convênios diretamente com o representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que já sinalizou positivamente para darmos início a este trabalho”, comemorou.

 


A programação do seminário ainda teve como palestrante o presidente da Arpen Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior. Ele trouxe ao debate o panorama do registro civil no país, o procedimento de mudança de nome e sexo dos transgêneros e o provimento nº 83 do CNJ (reconhecimento da parentalidade socioafetiva).

 

 

Blog do Jordan Bezerra

 

 

Com informações, Clickpb

 


Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...