Em recente reunião do grupo de Padres do Clero da futura Diocese Anglicana do Natal foi oficializada a certeza de que as providências essenciais para a Cerimônia de Sagração Episcopal do Padre Albertino foram tomadas.
A Sagração acontecerá no próximo dia 14 de julho às 9 horas da manhã na Capela do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
É esperada uma grande participação das Comunidades Anglicanas locais, de familiares e amigos do Bispo Eleito, além de autoridades. Os Bispos e visitantes começarão a chegar a Natal a partir da quarta-feira (10) quando começará uma extensa programação com o Clero e fiéis cujo objetivo é marcar pastoralmente o acontecimento.
Padre Albertino falou com o Blog do Jordan Bezerra na manhã deste sábado (29), e narrou sua expectativa e os novos projetos como Bispo Anglicano.
“Se trata de uma oportunidade de crescimento espiritual, surgimento de novas vocações leigas e consagradas, além de despertar na cidade a importância e resgate da história do Anglicanismo”, afirmou Pe.Albertino.
Nesta mesma cerimônia haverá a instalação oficial da recém-criada Diocese Anglicana do Natal. O Ordenante principal e Bispo responsável pela coordenação dos trabalhos de criação e instalação da Diocese é Dom James Roque, de Jundiaí-SP.
Perguntado sobre o fato de algumas Dioceses Anglicanas no mundo realizarem casamentos homoafetivo.
O Padre Albertino disse que “há um respeito pela diversidade sexual das pessoas, elas são acolhidas e chamadas a viverem como manda a Palavra de Deus contida na Bíblia”. Porém, na nossa Diocese não haverá celebração de casamento homoafetivo. Cabe ao Estado acolher legalmente este tipo de solicitação, como já o faz. Embora algumas Dioceses Anglicanas celebrem este tipo de casamento, na nossa Diocese não haverá esta prática.
QUEM É O PADRE ALBERTINO? O Padre Albertino de Sousa Barreiros nasceu no dia 03 de maio de 1966 na cidade de Nova Olinda/PB. Fez seus estudos filosóficos em Recife/PE e os estudos teológicos em João Pessoa/PB. Ordenou-se Padre no dia 28 de maio de 1994 em sua cidade natal pela imposição das mãos de Dom Gerardo Andrade Ponte, então Bispo da Diocese de Patos/PB. Exerceu o seu Ministério de Padre por oito anos na Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos e em outras cidades como Imaculada, Taperoá, Santa Terezinha, Livramento, Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi.
Padre Albertino é muito querido pela Diocese de Patos, e aonde passou prestou relevantes serviços pela Igreja Católica é conhecido na Diocese como um padre muito missionário.
Advogado militante, casado e pai de um filho. O Padre Albertino pertence à vertente anglicana conhecida como continuante e não ordena mulheres para o sacerdócio. Também chamada de “Igreja Alta” a qual permaneceu ao longo dos tempos mais ligada à Igreja Católica Romana. A Igreja Anglicana também é Católica, porém, não mantém comunhão com Roma.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário